As lendas do thrash germânico SODOM anteciparam-se e confirmaram o seu regresso a Portugal em Agosto deste ano.
Os thrashers germânicos SODOM actualizaram a secção LIVE do seu site oficial com uma longa lista de concertos confirmados para este ano e, entre eles, consta uma data em Portugal. Segundo a informação, entretanto apagada (print screen disponível no final desta notícia), mas confirmada na página do quarteto no bandsintown, os SODOM regressam ao nosso país para actuar no festival MILAGRE METALEIRO OPEN AIR, que decorre nos dias 23, 24 e 25 de Agosto, em Pindelo dos Milagres, uma freguesia do município de São Pedro do Sul.
Os SODOM juntam-se assim a mais de uma dezena de outros grupos anunciados para o cartaz do evento nos últimos meses. Já confirmados para actuar estão os finlandeses AMORPHIS e KORPIKLAANI, os norte-americanos KAMELOT, os gregos ROTTING CHRIST, os germânicos METALIUM e FREEDOM CALL, os italianos FLESHGOD APOCALYPSE, os islandeses SKÁLMÖLD, os brasileiros THE TROOPS OF DOOM e ainda os nacionais SERRABULHO, SPEEDEMON, GLASYA, DARK OATH e INVOKE, entre muitos outros.
Flashback da Primavera de 1982: Essen, Stauderstraße no distrito de Altenessen, uma pequena sala de ensaios bolorenta numa zona industrial devastada. Três aspirantes a músicos afinam os seus instrumentos e estão a trabalhar no duro e a gravar a sua primeira demo no volume máximo. A faixa que estão a gravar chama-se «Witching Metal» e afirma-se como uma descarga de thrash contundente sem grandes precedentes.
“Basicamente, escolhemos o tom errado, mas não estávamos preocupados com a correcção musical, numa altura daquelas só estávamos preocupados com a atitude“, recorda agora Thomas “Angelripper” Such, o intrépido líder dos SODOM. “Éramos contra o sistema, tínhamos problemas com os nossos professores e supervisores porque , na opinião deles, usávamos as roupas erradas e ouvíamos o tipo errado de música. No instituto em que andava a estudar, era o único que gostava de metal. Todos os outros ouviam New Wave ou Neue Deutsche Welle.“
Isso foi há 41 anos, mas a influência daquela época de formação ainda afecta o presente, e foi por isso que Tom e os SODOM escreveram a canção «1982», uma lembrança dos primeiros passos da banda tanto ao nível musical como lírico. O tema, assim como várias regravações de algumas das primeiras canções da banda — «Witching Metal», «Victims Of The Death», «Let’s Fight In The Darkness Of Hell» e «Equinox» — foi imortalizado em vinil e CD pela primeira vez recentemente pela SPV.
Encabeçado por nomes de alto gabarito como CRADLE OF FILTH, DARK TRANQUILLITY, MOONSPELL e THERION, em 2023 o MILAGRE METALEIRO OPEN AIR afirmou-se como um evento underground em franca expansão. Face ao aumento de afluência verificado na procura por ingressos, a organização viu-se inclusivamente obrigada a assegurar um novo espaço para a realização do evento, que aconteceu assim pela primeira vez no Parque Industrial de Pindelo dos Milagres. Mais informações e bilhetes estão já disponíveis através do site oficial do evento.