O duo formado por ADRIAN SMITH e RICHIE KOTZEN vai lançar o seu segundo álbum, «Black Light / White Noise», em Março de 2025.
Os SMITH/KOTZEN, duo formado por Adrian Smith, dos Iron Maiden, e Richie Kotzen, dos The Winery Dogs, anunciou o lançamento do seu segundo álbum de estúdio, intitulado «Black Light / White Noise» para 7 de Março de 2025. Esta revelação foi acompanhada pelo lançamento do primeiro single, «White Noise», uma poderosa faixa de hard rock que destaca a química única entre estes dois músicos e que já podes escutar no player em baixo.
Como podes comprovar o tema de avanço, apresenta uma sonoridade crua e cativante, com ambos os músicos a dividirem as partes vocais. Adrian Smith, com a sua entrega limpa e sedutora, contrasta com a intensidade do registo mais agudo de Kotzen, que chega a atingir níveis comparáveis a Chris Cornell. O trabalho de guitarra é, como seria de esperar, impecável e cheio de personalidade.
Sobre a inspiração para a letra, Smith explica: “A canção fala sobre o impacto das redes sociais, como as pessoas se tornam viciadas, o poder que têm sobre nós e como somos constantemente bombardeados por elas.” Kotzen, por seu lado, revela mais sobre o processo criativo: “O riff inicial foi trazido pelo Adrian, e a partir daí comecei a improvisar a melodia e a letra que acabaram por se transformar no refrão. O título inicial era completamente diferente, mas durante o processo surgiu aquela ideia de pergunta e resposta no refrão, que acabou por definir o conceito da «White Noise».”
Depois do sucesso do álbum de estreia, «Smith/Kotzen», lançado em 2021, e de dois EPs subsequentes, o novo disco promete aprofundar a fusão de estilos que caracteriza o projecto: blues, R&B e rock clássico. «Black Light / White Noise» foi gravado em Los Angeles, no estúdio The House, com produção conjunta de Smith e Kotzen, e misturas a cargo de Jay Ruston, conhecido por trabalhar com nomes como Anthrax e Stone Sour. Outro destaque é a especial de Julia Lage, esposa de Kotzen e baixista, que contribuiu não apenas em «White Noise», mas também em mais quatro faixas do álbum.
Adrian Smith destaca o espírito colaborativo que define esta salutar parceria, descrita como reminiscente de bandas clássicas como os Humble Pie e Cream: “Estamos muito orgulhosos deste LP. Basicamente, é a continuação do que começámos com o álbum de estreia e os EPs, mas com mais maturidade na composição de riffs, letras, harmonias e vocais. Agora definimos uma identidade Smith/Kotzen, e isso é algo que temos de levar para os palcos.”
Composto por dez temas, «Black Light / White Noise» promete uma experiência rica e variada para os fãs de SMITH/KOTZEN. Até ao momento o duo ainda não divulgou o alinhamento completo do álbum, mas a capa já foi partilhada nas redes sociais da banda e as pré-encomendas dos formatos físicos estão disponíveis através do site oficial da banda. Embora ainda não tenham sido anunciadas datas concretas, a dupla vai fazer-se à estrada durante o próximo ano.