Numa nova entrevista, SHAWN CRAHAN, percussionista e membro fundador dos SLIPKNOT, analisa um dos anos mais turbulentos da carreira do grupo norte-americano.
2023 tem sido um ano cheio de reviravoltas para os SLIPKNOT. A banda do Iowa separou-se do teclista Craig Jones e do baterista Jay Weinberg, apresentou-se em palco com um novo elemento misterioso, lançou o EP «Adderall», continuou a prometer o lançamento eternamente adiado «Look Outside Your Window» e, esta semana, anunciou os primeiros espectáculos de comemoração de 25.º aniversário. Face a tudo isto, os fãs têm naturalmente muitas questões relativamente ao futuro.
Numa nova entrevista para o NME, o percussionista, e membro fundador, Shawn “Clown” Crahan tratou de responder (em parte, pelo menos) a algumas dessas perguntas e a conversa, que podes ler na íntegra em inglês, serviu essencialmente para o músico fazer uma actualização sobre o ano turbulento do grupo e enfatizar que os SLIPKNOT “nunca estiveram tão felizes“. Dito isso, abordou a saída repentina do muito talentoso Jay Weinberg, sendo que esta foi mesmo a primeira vez que um membro da banda abordou o sucedido desde o anúncio repentino (e posteriormente apagado) nas redes sociais.
“Nós afastamo-nos de coisas que não funcionam e continuamos a afastar-nos do que está no caminho“, disse Crahan, falando de forma vaga antes de se tornar mais específico. “Não há ressentimentos. Não há raiva ou ódio. Ninguém está errado. Ninguém está furioso, é só uma questão de estarmos muito, mesmo muito, conscientes de nós mesmos. Se és fã dos Slipknot, então sabes o que isso significa. O nosso futuro é muito, muito empolgante. Estou animado, porque ninguém realmente sabe do que somos capazes — como sempre.“
“Quanto ao Jay, o que as pessoas precisam saber é que o Jay não deixou a banda, e o que eu quero dizer é que estamos a seguir caminhos diferentes”, continuou o percussionista e mentor dos SLIPKNOT. “Como a declaração mencionava, estamos a optar por fazer algo diferente. E este momento em que estamos agora é muito especial, porque foi pensado e gerado principalmente pelos membros originais da banda.“
Crahan também falou sobre os grandes planos que os SLIPKNOT têm para 2024. Primeiro, prometeu que o «Look Outside Your Window» vai finalmente ver a luz do dia no próximo ano. “Vai, definitivamente, ser editado no próximo ano“, garantiu o músico. “A capa já está pronta. Foi misturado. Foi masterizado. E é um álbum incrível. O Corey é o meu cantor favorito de todos os tempos, e vocês nunca o ouviram cantar assim; por isso, podem ter a certeza que valeu a pena esperar.”
Além disso, o “Clown” também deu indícios de que há material novo dos SLIPKNOT em andamento, mas antes os músicos vão concentrar-se nos concertos do próximo ano. Recentemente, a banda anunciou as primeiras datas de uma tour europeia de 25.º aniversário e Crahan até sugeriu a possibilidade de fazerem alguns concertos mais intimistas, em salas para 500 pessoas. “Estamos a voltar às origens“, diz ele. “Estou pronto para tocar num local para 500 pessoas. No entanto, há muitos factores que podem impedir que isso aconteça.”
Por último, Shawn também confirmou que há uma espécie de “filme” dos SLIPKNOT em andamento, para além de uma reedição do álbum homónimo de 1999. “Ao longo dos anos, tenho coleccionado relíquias e memórias de toda a nossa carreira“, disse ele. “Vamos chamar-lhe documentário, mas, na verdade, podia ser um filme. Grande parte das filmagens já foi feita, mas ainda há muito material que temos de compilar para ser o que precisa de ser. Também vamos ter filmagens do aniversário e, provavelmente, vai haver uma reedição do álbum.“