SLAYER

SLAYER: O último adeus… Até ao nosso regresso! [vídeo]

Aquele que tinha sido, até recentemente, o último concerto dos SLAYER aconteceu no dia 30 de Novembro de 2019 no The Forum, em Los Angeles… Confere as imagens da despedida em baixo.

Na noite do dia 30 de Novembro de 2019, os lendários SLAYER apresentaram-se no The Forum, em Los Angeles, na Califórnia, naquela que, alegadamente, teria sidoa última actuação ao vivo da carreira da banda. Num momento tocante, que pode ser visto no player em baixo, após tocada a icónica «Angel Of Death», o vocalista Tom Araya despediu-se dos fãs com um discurso curto, mas muito directo e emotivo.

Obrigado. Muito obrigado. Quero agradecer-vos por partilharem o vosso tempo connosco. O tempo é precioso, por isso… Obrigado por partilharem-no connosco”, disse o frontman dos SLAYER, visivelmente emociado. “Vou sentir saudades de todos vocês. No entanto, mais importante ainda é agradecer-vos por fazerem parte da minha vida. Obrigado. Boa noite. Fiquem bem.

Esta data marcou o fim da digressão mundial de despedida dos thashers norte-americanos, com o grupo a completar sete etapas, além de ter participado numa série de grandes festivais de Verão, incluindo uma passagem por Portugal, inserida no cartaz do VOA – HEAVY ROCK FESTIVAL na Altice Arena, em Lisboa. No total, durante esta rota, os SLAYER protagonizaram mais de 140 concertos em 30 países diferentes.

Recorde-se que o mundo do metal foi apanhado totalmente de surpresa quando, no passado dia 21 de Fevereiro 2024, os SLAYER anunciaram que iam reunir-se para alguns espectáculos em festivais, cinco anos após terem anunciado o final da banda e poucas semanas após as declarações contundentes do guitarrista Kerry King sobre os seus então ex-companheiros. Numa entrevista com Anne Erickson da Audio Ink Radio, o guitarrista, que tem estado em digressão com a sua banda homónima, falou sobre o regresso dos SLAYER aos palcos cinco anos após a conclusão daquilo que foi anunciado como sendo a última digressão da banda.

Feitas as contas, não havia animosidade“, explicou King. “O Tom estava, simplesmente, farto. E, quando me disse que queria parar, achei que nem sequer valia a pena tentar convencê-lo do contrário porque, se tens de convencer alguém a fazer uma coisa, é porque o coração dessa pessoa não está nessa questão. Portanto, para mim, esse capítulo estava encerrado.

No entanto, um mês após termos terminado, claro que começaram a surgir propostas porque as pessoas pensam que tínhamos acabado. No entanto, o que abandonámos foram as digressões. Nunca dissemos que nunca mais íamos tocar juntos. Dissemos que aquela era a nossa última digressão’, e não acho que três concertos constituam uma digressão. Portanto, se quisermos ser técnicos, penso que estamos numa posição próxima da verdade.” Podes conferir a entrevista na íntegra aqui.

Os SLAYER deram o seu primeiro concerto desde que anunciaram a sua retirada, há seis anos, na edição deste ano do Riot Fest. A banda, que tinha actuado pela última vez a 30 de Novembro de 2019, no The Forum, em Inglewood, na Califórnia, voltou aos palcos como cabeça-de-cartaz do festival em Douglass Park e assinou mais prestação demolidora. A formação que voltou aos palcos em 2024 é exactamente a mesma que esteve presente na tour de despedida, ou seja, Araya no baixo e voz, King e Gary Holt nas guitarras e Paul Bostaph na bateria.

Os SLAYER subiram ao palco pouco depois das 20:30, hora local, e abriram a sua apresentação de vinte canções com o clássico «South Of Heaven», antes de prosseguirem com um alinhamento abrangente de toda a sua carreira, desde «Black Magic», de 1983 – retirado do álbum de estreia «Show No Mercy» – até «Repentless», o tema-título do último álbum da banda, editado em 2015, passando ainda pela raridade «213», que não era tocada ao vivo desde 1998. Entretanto, sabe-se que a reunião dos SLAYER vai prolongar-se em 2025. A banda vai actuar como cabeça de cartaz do festival Louder Than Life, a acontecer nos Highland Festival Grounds do Kentucky Exposition Center, em Louisville, entre 18 e 21 de Setembro.