O renascimento de popularidade de que os MÖTLEY CRÜE estão a gozar actualmente com o lançamento do filme biográfico “The Dirt” é uma lembrança sólida de que a banda de Los Angeles foi pioneira do heavy metal e, a dada altura, muito mais que apenas uma proposta de rock de arena insuflado.
Na verdade, a música do quarteto formado por Vince Neil, Nikki Sixx, Mick Mars e Tommy Lee fazia parte da cultura metaleira dos anos 80 que até o pessoal do thrash fazia versões dos seus temas mais populares… Incluindo, claro está, o Tom Araya, dos SLAYER, que pode ser visto no player em cima a tocar a «Looks That Kill», um dos primeiros clássicos dos CRÜE.
A formação que se pode ver nesta filmagem de um ensaio em 1983, “desenterrada” pela KERRANG!, é uma encarnação inicial da banda do irmão de Tom, John Araya, com John e Dimitri Galeos nas guitarras, Al Messi no baixo e Jake Alvarado na bateria. Aparentemente a banda gostava de tocar em festas e faculdades, fazendo versões de grupos como os JUDAS PRIEST, SCORPIONS, DIO e até mesmo os MÖTLEY CRÜE.