SLATER

Os SLAYER vão mesmo estar na Europa durante o Verão de 2025

Confirma-se! A primeira data está anunciada e, neste momento, a verdadeira questão aqui é se este será o único espectáculo que os SLAYER vão fazer por cá este ano, 

A reunião dos SLAYER vai estender-se a 2025, e agora com uma confirmação especialmente significativa para os fãs europeus. A banda norte-americana anunciou que vai actuar no evento que assinala o último concerto da formação original dos BLACK SABBATH, marcando assim a sua primeira data confirmada na Europa desde o regresso aos palcos. Este será o primeiro espectáculo da icónica banda de thrash metal no continente desde que encerrou a sua digressão de despedida em 2019.

Por seu lado, os pioneiros do heavy metal BLACK SABBATH preparam-se para encerrar a sua trajectória com um espectáculo monumental em Birmingham. O evento, intitulado Back To The Beginning, terá lugar a 5 de Julho no estádio do Aston Villa e contará com o último concerto da formação original: Ozzy OsbourneTony IommiGeezer Butler e Bill Ward. Para tornar a ocasião ainda mais grandiosa, a banda terá o apoio de alguns dos maiores nomes do metal e do rock contemporâneo.

O alinhamento de apoio inclui pesos-pesados como METALLICASLAYERGOJIRALAMB OF GODALICE IN CHAINSMASTODONHALESTORM e ANTHRAX. Além disso, um super-grupo composto por músicos de diferentes gerações também juntará forças para homenagear os gigantes de Birmingham. Entre os participantes confirmados estão Billy Corgan ( dos THE SMASHING PUMPKINS), Tom Morello ( dos RAGE AGAINST THE MACHINE), Fred Durst (dos LIMP BIZKIT), Jonathan Davis (dos KORN) e Wolfgang Van Halen. Morello assumirá ainda o papel de director musical do evento.

Como noticiado anteriormente, os SLAYER também serão cabeças de cartaz do festival Louder Than Life, a decorrer nos Highland Festival Grounds do Kentucky Exposition Center, em Louisville, entre 18 e 21 de Setembro de 2025. A presença do grupo no evento surge após o cancelamento inesperado do concerto na edição de 2024, devido às condições climatéricas extremas causadas pelo furacão Helene.

Mal podemos esperar para receber os fãs de volta para terminar o que começamos este ano e celebrar o regresso dos SLAYER”, afirmou Danny Wimmer, da Danny Wimmer Presents, num comunicado oficial. “A nossa equipa está a trabalhar arduamente para finalizar um alinhamento incrível que mal podemos esperar para revelar este inverno. Vai ser épico e mal podemos esperar para ver toda a gente em Louisville em Setembro.

Agora, após meses de especulação e algumas declarações enigmáticas por parte de Kerry King, surge esta confirmação oficial da presença dos SLAYER na Europa em 2025. Em entrevista à Metal Injection, o guitarrista já tinha, de resto, admitido a possibilidade da banda expandir as suas actuações além das que estavam inicialmente anunciadas. “É difícil não o fazermos“, disse King. “Estou a tentar ser realista ao dizer que não vamos, definitivamente, voltar a fazer digressões. E, certamente, também não voltaremos a gravar, porque agora tenho um meio de explorar as minhas ideias com a minha banda. No entanto, sei que a Europa nos vai bater à porta, portanto, não me surpreenderia se algo assim acontecesse.

O regresso dos SLAYER aos palcos começou em 2024, com concertos nos festivais Riot Fest e Aftershock, nos Estados Unidos. Os espectáculos contaram com um alinhamento de vinte temas que incluiu clássicos como «South Of Heaven», «Seasons In The Abyss», «Angel Of Death», «Raining Blood», mas também «Repentless», o tema-título do seu último álbum de estúdio.

Recorde-se que a reunião dos SLAYER foi anunciada a 21 de Fevereiro de 2024, apanhando o mundo do metal de surpresa. O anúncio surgiu cinco anos após a banda ter feito aquela que foi anunciada como a sua última digressão e poucas semanas depois de Kerry King ter feito declarações pouco optimistas em relação a um possível regresso. “Feitas as contas, não havia animosidade“, explicou King. “O Tom [Araya] estava, simplesmente, farto. E, quando me disse que queria parar, achei que nem sequer valia a pena tentar convencê-lo do contrário porque, se tens de convencer alguém a fazer uma coisa, é porque o coração dessa pessoa não está nessa questão. Portanto, para mim, esse capítulo estava encerrado.

A formação que voltou aos palcos em 2024 mantém-se inalterada, com Tom Araya no baixo e voz, Kerry King e Gary Holt nas guitarras e Paul Bostaph na bateria. Com a confirmação do primeiro concerto dos SLAYER na Europa, resta agora saber se outras datas serão adicionadas à agenda nos próximos meses.