SLAYER

SLAYER: Anunciam primeiro concerto de 2025

Ao que tudo indica, a reunião dos SLAYER está mesmo para durar.

A reunião dos SLAYER vai prolongar-se em 2025! A banda vai actuar como cabeça de cartaz do festival Louder Than Life, a acontecer nos Highland Festival Grounds do Kentucky Exposition Center, em Louisville, entre 18 e 21 de Setembro. Recorde-se que os SLAYER estavam originalmente agendados para a edição deste ano do Louder Than Life, mas viram o seu espectáculo cancelado devido às condições climatéricas extremas causadas pelo furacão Helene.

Mal podemos esperar para receber os fãs de volta para terminar o que começamos este ano e celebrar o regressso dos Slayer”, diz Danny Wimmer, da Danny Wimmer Presents, num comunicado. “A nossa equipa está a trabalhar arduamente para finalizar um alinhamento incrível que mal podemos esperar para revelar este Inverno. Vai ser épico e mal podemos esperar para ver toda a gente em Louisville em Setembro.

Neste momento, a verdadeira questão aqui é se este será o único espectáculo que os SLAYER vão fazer no próximo ano, uma vez que já circulam rumores de uma possível data europeia a ser anunciada para 2025. Em entrevista à Metal Injection, Kerry King falou sobre a possibilidade da banda fazer mais alguns concertos e, apesar de algumas reticências, não descartou a possibilidade de fazerem algo na Europa.

É difícil não o fazermos“, começou por dizer o guitarrista dos SLAYER. “Estou a tentar ser realista ao dizer que não vamos, definitivamente, voltar a fazer digressões. E, certamente, também não voltaremos a gravar, porque agora tenho um meio de explorar as minhas ideias com a minha banda. Por agora, só vamos fazer três espectáculos. E digo ‘por agora’ porque sei que a Europa nos vai bater à porta, portanto, não me surpreenderia se algo assim acontecesse, mas não é algo que esteja nos meus planos neste momento.

Os lendários thrashers deram o seu segundo concerto em cinco anos no dia 10 de Outubro, no festival Aftershock, em Sacramento, na Califórnia. Tal como aconteceu com o concerto da banda no dia 22 de Setembro, no Riot Fest, em Chicago, os veteranos d apresentaram um alinhamento de vinte temas, que incluiu uma série de clássicos como «South Of Heaven»«Seasons In The Abyss»«Angel Of Death», «Raining Blood» e também aquele que é o tema-título de «Repentless», o seu último álbum de estúdio. Podes ver o alinhamento completo do concerto, assim como alguns vídeos captados pelos fãs na plateia, aqui.

Recorde-se que o mundo do metal foi apanhado totalmente de surpresa quando, no passado dia 21 de Fevereiro 2024, os SLAYER anunciaram que vão reunir-se para alguns espectáculos em festivais, cinco anos após terem anunciado o final da banda e poucas semanas após as declarações contundentes do guitarrista Kerry King sobre os seus então ex-companheiros. Numa entrevista com Anne Erickson da Audio Ink Radio, o guitarrista, que tem estado em digressão com a sua banda homónima, falou sobre o regresso dos SLAYER aos palcos cinco anos após a conclusão daquilo que foi anunciado como sendo a última digressão da banda.

Feitas as contas, não havia animosidade“, explicou King. “O Tom estava, simplesmente, farto. E, quando me disse que queria parar, achei que nem sequer valia a pena tentar convencê-lo do contrário porque, se tens de convencer alguém a fazer uma coisa, é porque o coração dessa pessoa não está nessa questão. Portanto, para mim, esse capítulo estava encerrado.

No entanto, um mês após termos terminado, claro que começaram a surgir propostas porque as pessoas pensam que tínhamos acabado. No entanto, o que abandonámos foram as digressões. Nunca dissemos que nunca mais íamos tocar juntos. Dissemos que aquela era a nossa última digressão’, e não acho que três concertos constituam uma digressão. Portanto, se quisermos ser técnicos, penso que estamos numa posição próxima da verdade.” Podes conferir a entrevista na íntegra aqui.

A formação que voltou aos palcos em 2024 é exactamente a mesma que esteve presente na tour de despedida, ou seja, Araya no baixo e voz, King e Gary Holt nas guitarras e Paul Bostaph na bateria. Em baixo, podes conferir o alinhamento completo da actuação e alguns vídeos captados por fãs na plateia. Até ao momento, a banda não anunciou mais nenhuma data para esta rota de regresso aos palcos.