SIX FEET UNDER

Vê os SIX FEET UNDER a tocarem dois clássicos dos CANNIBAL CORPSE [vídeos]

Os SIX FEET UNDER estão de regresso à estrada com um novo fôlego e apoiados num alinhamento de clássicos. Confere as imagens em baixo.

Na passada terça-feira, dia 7 de Janeiro, os SIX FEET UNDER iniciaram a sua mais recente digressão pelos Estados Unidos e prometem não só satisfazer os fãs de longa data, como também relembrar diversos dos momentos mais marcantes da carreira de Chris Barnes, com um alinhamento que inclui várias surpresas e clássicos do metal extremo. Além de não incluir temas gravados pós-2008, o final dos concertos tem sido marcado por três versões.

A banda começa então por tocar «Death Or Glory», do clássico «The Nightcomers», dos HOLOCAUST, e dois temas que reavivam o legado de Chris Barnes como vocalista dos CANNIBAL CORPSE: a «Stripped, Raped And Strangled», do «The Bleeding», de 1994), e a clássica «Hammer Smashed Face», do «Tomb Of The Mutilated», de 1992. A escolha não surpreende, dado o impacto que Barnes teve na formação da identidade dos veteranos do death metal enquanto liderou a banda, entre 1988 e 1995.

Ainda assim, vale muito a pena ver os vídeos em baixo, uma vez que, além das homenagens ao passado, o líder dos SIX FEET UNDER tem impressionado pelo desempenho vocal, que tem sido destacado como uma das melhores formas da sua carreira recente. Fãs e críticos têm elogiado a intensidade e a energia com que o vocalista aborda cada tema, reforçando a sua vitalidade mesmo após décadas de estrada.

No Sábado, 11 de Janeiro, Barnes partilhou o seu entusiasmo com os fãs através de uma publicação no Instagram, referindo-se especificamente ao concerto em que estas imagens foram captadas. “Já estamos no quarto espectáculo desta digressão pelos Estados Unidos, e tem sido absolutamente incrível!”, escreveu o vocalista dos SIX FEET UNDER. “Os fãs, a nossa equipa, as outras bandas… Não tenho recebido nada além de amor. Sinto-me abençoado por estar de volta à estrada e a todos os que tornaram isto possível.

Chris Barnes destacou ainda o concerto em Orlando, na Flórida, como um dos mais memoráveis da sua carreira: “O espectáculo de ontem foi, sem dúvida, um dos cinco melhores da minha vida. Ainda estou em choque com o quão brutal foi… Não percam esta digressão!”.

«Killing For Revenge», o mais recente álbum de originais dos SIX FEET UNDER, foi lançado em Maio de 2024 pela Metal Blade Records. Nos meses que antecederam a chegada do álbum, Chris Barnes explicou: “Escolhi o título «Killing For Revenge» já após termos terminado a escrita do álbum e percebido que todas as letras e histórias tinham um tema comum… A vingança. Seja por mão humana ou pela natureza, é algo que flui em todas as histórias deste disco

O álbum representa a segunda colaboração entre Barnes e o guitarrista Jack Owen desde a reunião para «Nightmares Of The Decomposed», de 2020. Owen, outro ex-membro dos CANNIBAL CORPSE, também produziu «Killing For Revenge», o que reforça a química artística entre os dois. “Sempre respeitei o Jack como músico e amigo. Trabalhámos muito bem juntos nos Cannibal Corpse, e confiar nele para liderar este projecto foi natural para mim,” afirmou Barnes.

Formados em 1993, como um projecto paralelo durante os últimos anos de Chris Barnes nos CANNIBAL CORPSE, os SIX FEET UNDER tornaram-se rapidamente o foco principal do vocalista. Desde o lançamento do álbum de estreia, «Haunted», em 1995, a banda tem mantido um percurso sólido, explorando o death metal com temas líricos sombrios e pesados. Actualmente, o cantor é o único membro remanescente da formação original, acompanhado por Owen e Ray Suhy nas guitarras, Marco Pitruzzella na bateria e Jeff Hughell no baixo.