Uma extensa rota por festivais e salas de média dimensão vai marcar o regresso dos norte-americanos SIX FEET UNDER ao Velho Continente, numa fase em que o próximo capítulo discográfico da banda de Chris Barnes já está em marcha.
Os norte-americanos SIX FEET UNDER confirmaram uma digressão europeia para Junho, integrando a agenda de Primavera/Verão de 2026 e reforçando a ideia de que o grupo liderado por Chris Barnes vai entrar numa nova fase de actividade depois de vários anos de presença intermitente fora dos Estados Unidos. A rota surge na sequência das notícias que relativas ao 15.º álbum de estúdio da banda, que já está finalizado e tem edição prevista para ainda este ano.
As informações começaram a circular nno final do ano passado através de declarações do próprio Chris Barnes e de comunicados associados à Metal Blade Records. Sem revelar ainda o título ou a data concreta de lançamento, os SIX FEET UNDER indicaram que o sucessor de «Killing For Revenge», de 2024, já está concluído ao nível das gravações e das misturas, prometendo um disco que retoma uma abordagem mais directa e agressiva ao death metal clássico que marcou os primeiros anos da banda.
A revelação foi feita pelo timoneiro dos SIX FEET UNDER numa reveladora conversa com Brian Slagel, durante uma emissão do podcast 100 Songs That Define Heavy Metal, onde o Barnes revelou uma série de detalhes sobre um disco que, segundo ele, resume toda a trajectória da banda. “É um álbum realmente interessante… Eu e o Jack [Owen] escrevemos as canções. Desta vez ele escreveu metade das letras do disco, e eu escrevi a outra metade. Para mim, foi algo muito estimulante colaborar como letrista com alguém novamente”, explicou Barnes.
A lenda do metal extremo destacou também o reencontro criativo com o guitarrista, antigo companheiro nos CANNIBAL CORPSE e parceiro desde o clássico álbum de estreia «Eaten Back To Life». “O Jack tem um estilo muito narrativo, e muito visual. Adoro como escreve. Ele tem sido uma adição incrível aos SIX FEET UNDER, e tem ajudado a banda a evoluir e a manter-se interessante.”
A rota agora anunciada é extensa e passa por alguns dos principais festivais europeus, como são o Mystic Festival, o Nova Rock, o Graspop Metal Meeting, o Hellfest e o Copenhell, mas também inclui uma série de concertos em salas de clubes em várias cidades da Alemanha, da Europa de Leste e da região balcânica. Em algumas datas seleccionadas, a banda contará ainda com a participação dos EMBRYONIC AUTOPSY, num alinhamento que reforça o lado mais cru e underground destas noites.
Fundados em 1993 na Florida, os SIX FEET UNDER têm mantiso uma carreira longa e marcada por uma discografia vasta, onde se cruzam momentos de grande impacto no circuito death metal com fases mais controversas. Ainda assim, o nome do grupo continua a ter peso suficiente para garantir presença regular nos grandes festivais europeus, algo que esta nova digressão volta a confirmar.
Agora, com um novo LP a caminho e uma agenda de concertos particularmente preenchida, 2026 perfila-se como um ano decisivo para os SIX FEET UNDER, que parecem determinados em reafirmar a sua relevância num género cada vez mais fragmentado, mas ainda profundamente ligado às suas raízes históricas.












