O supergrupo SINSAENUM regressa com um disco marcado pela perda e pela homenagem, onde brutalidade e emoção caminham lado a lado.
É uma despedida e, ao mesmo tempo, um novo começo. Recentemente, os SINSAENUM divulgaram um vídeo-clip de «Last Goodbye», segundo avanço do aguardado álbum «In Devastation», o primeiro desde a trágica morte de Joey Jordison em 2021. Segundo os próprios músicos, o tema funciona como ponto de viragem emocional e criativo para a banda de death/black metal, que regressa agora com um registo moldado pela dor, pela homenagem e pela necessidade visceral de seguir em frente.
Frédéric Leclercq, guitarrista e mentor do projecto (também dos KREATOR e ex-DRAGONFORCE), afirma sem rodeios: “Eu estava devastado, daí o título do álbum. No entanto, sabíamos que tínhamos de continuar. Este álbum é a nossa homenagem ao meu pai, ao Joey e a todos os que alguma vez tiveram de encontrar força nos seus momentos mais escuros.”
«Last Goodbye», tal como outros temas do novo registo, condensa esta transição entre o luto doloroso e a reinvenção. Oscilando entre a agressividade visceral que sempre definiu os SINSAENUM e uma série de momentos de melancolia, a faixa é descrita por Leclercq como “a mais pessoal que alguma vez fizemos”. Com guitarras densas, vozes dilaceradas por emoção e a produção potente a cargo de Lasse Lammert (conhecido pelo seu trabalho com vários nomes do metal extremo europeu), o tema assinala um marco não só no percurso da banda, mas também no modo como o metal contemporâneo lida com a perda.
«In Devastation», com edição prevista para Agosto, inclui dez temas que exploram novas direcções para os SINSAENUM — desde a introdução de linhas vocais limpas e elementos mais progressivos até à presença surpreendente de violoncelo, sem nunca trair a brutalidade que lhes deu identidade. Leclercq, mais do que nunca, parece determinado a transformar a sua dor em arte, e a memória em combustível criativo.
Ao lado de Leclercq, mantêm-se os vocalistas Attila Csihar (lendário frontman dos MAYHEM) e Sean Zatorsky (dos DÅÅTH), o guitarrista Stéphane Buriez ( dos LOUDBLAST) e o baixista Heimoth (dos SETH). A bateria, por sua vez, passou para as mãos do português Andre Joyzi, antigo técnico pessoal de Joey Jordison e membro da família alargada da banda — uma escolha que vai muito além da competência técnica. Como sublinha Leclercq, “O Andre não é apenas um baterista brilhante, é alguém que compreende emocionalmente o que esta banda representa. Ninguém mais podia estar ali.”
Desde o seu início, os SINSAENUM destacaram-se por reunirem talentos improváveis sob uma estética comum de ferocidade e experimentação. Com dois álbuns e vários EPs lançados entre 2016 e 2019, o projecto foi ganhando reputação como uma das propostas mais sólidas e criativas da música extrema moderna. A morte de Joey Jordison, um dos bateristas mais influentes da sua geração e motor vital da formação original, deixou o projeto em suspenso — e o regresso só agora se concretiza, impulsionado por uma necessidade íntima de honra e continuidade.
Recorde-se que, como avançado pela LOUD! no final de Maio, os SINSAENUM vão passar por Portugal no âmbito da sua nova digressão europeia. O concerto está agora oficialmente confirmado para 25 de Outubro de 2025, no RCA Club, em Lisboa, e marca a estreia da banda em território nacional. A produção está a cargo da Notredame Productions e digressão servirá de apresentação a «In Devastation», que vai ser lançado no dia 8 de Agosto de 2025, através da earMUSIC.
