O tema faz parte do álbum «Vértice», que marcou o regresso dos nacionais SINISTRO às edições no passado mês de Outubro,
Depois de um interregno de cinco anos, os SINISTRO, que são uma indiscutível referência nacional no cenário underground de peso, regressaram aos lançamentos com o seu aguardado álbum «Vértice». A acompanhar este retorno, a banda acaba de estrear o vídeo-clip de «O Equivocado», um dos temas do disco, disponível em todas as plataformas digitais.
«Vértice» marca um novo capítulo na carreira dos SINISTRO, que enfrentaram a pandemia e mudanças na sua formação para apresentarem este trabalho. Com o selo Alma Mater Records, editora de Fernando Ribeiro, vocalista dos MOONSPELL, o álbum chegou ao público no passado dia 4 de Outubro de 2024, com esta parceria a substituir a anterior ligação à francesa Season Of Mist, que representou um período de sucesso internacional para a banda.
Formados em 2012, os SINISTRO afirmaram-se desde cedo como uma das propostas mais originais da música nacional, inicialmente com um álbum instrumental homónimo. Logo no ano seguinte, com o EP «Cidade», incorporaram pela primeira vez linhas vocais na sua sonoridade, consolidando uma estética marcada por atmosferas densas e sonoridades que fundem o rock com o fado. Essa singularidade valeu-lhes o reconhecimento nacional e internacional, culminando em trabalhos aclamados como «Semente» e «Sangue Cássia».
Nos últimos anos, a saída da vocalista Patrícia Andrade e do baixista Fernando Matias acabou por trazer novos desafios ao grupo, que se viu obrigado a reinventar-se. Em 2022, os SINISTRO deram a conhecer a primeira amostra das novas gravações, registadas nos Demigod Recordings com o jovem produtor Miguel Tereso, aumentando a expectativa dos fãs com o que prometia ser um regresso ambicioso aunda através da Season Of Mist, mas esses planos acabaram por não concretizar-se.
Já após assinarem com a Alma Mater, o lançamento de «Vértice» foi precedido por dois singles, «Pontas Soltas» e «Elegia», este último uma homenagem comovente à memória das mães, inspirada nas crónicas “Mãe Do Verbo Amar” de Baptista-Bastos. Estes temas apresentaram-nos pela primeira vez à voz da luso-luxemburguesa Priscila Da Costa. A nova frontwoman dos SINISTRO trouxe uma intensidade renovada à banda, que descreveu «Pontas Soltas» como “uma viagem constante pelo nosso mundo”, onde a fusão de paisagens sonoras densas e uma sensibilidade de fado traduzem as complexidades da vida.