SINISTRO

SINISTRO: Novo álbum, «Vértice», para ouvir na íntegra [streaming]

“O ambiente de alta densidade, que se funde com uma sensibilidade de fado ao longo de todo o álbum, representam uma viagem constante pelo nosso mundo”, explicam os SINISTRO.

Após cinco anos a reconstruirem a banda no meio a uma pandemia e mudanças de formação, a banda nacional SINISTRO voltou por fim às edições com um novo álbum numa nova editora, depois de uma bem sucedida associação à francesa Season Of Mist. «Vértice», o novo álbum dos SINISTRO, chegou aos escaparates e às plataformas de streaming, hoje, dia 4 de Outubro de 2024 com selo Alma Mater Records, a editora idealizada pelo Fernando Ribeiro, vocalista dos MOONSPELL. Já podes escutar o álbum do início ao fim em baixo.

Fruto da reunião de vários músicos com créditos bem formados na cena underground lusa, os SINISTRO abriram caminho na cena musical internacional com um LP de estreia homónimo totalmente instrumental que foi lançado em 2012. Com uma abordagem que recorda as bandas-sonoras mais atmosféricas e um ligeiro toque Floydiano, os músicos estabeleceram-se rapidamente como um colectivo único de músicos.

Em 2013, os SINISTRO lançaram o EP «Cidade», onde, pela primeira vez, acrescentaram linhas vocais ao seu som cativante, recebendo altos elogios tanto da imprensa nacional como internacional. Não muito tempo depois, assinaram com a editora Season Of Mist e, com o seu muito aclamado álbum «Semente», aperfeiçoaram ainda mais as suas impressionantes habilidades de composição, tornando-se, para muitos, uma espécie de híbrido entre rock e fado.

Tendo feito digressões e sido aclamados por bandas como Paradise Lost, Cult Of Luna, Mono ou Alcest, e com inúmeras actuações na Europa e na América do Sul, bem como em festivais de prestígio como são os casos do Roadburn e do Graspop Metal Meeting, os SINISTRO editaram «Sangue Cássia» e, depois da conquista do sucesso internacional, revelaram que a banda iria enfrentar uma mudança de formação, já após a saída de Patrícia Andrade e Fernando Matias.

Desde aí, os SINISTRO entraram no processo de composição de tão fulcral disco e, já em 2022, revelaram que as baterias estavam gravadas na totalidade. A banda, que trabalhou nos Demigod Recordings sob a tutela de Miguel Tereso, presenteou então os seus seguidores com um excerto (com qualidade sonora impecável) das sessões de gravação, além de algumas fotografias dos trabalhos. Por essa altura, o novo LP estava apontado para edição ainda em 2023, ainda com o selo da Season Of Mist. Esses planos não se confirmaram, mas agora está tudo cada vez mais perto.

Recorde-se que o lançamento de «Vértice» foi antecedido pelo lançamento de dois singles, «Pontas Soltas» e «Elegia», que nos deram uma boa ideia do que estava para vir. “O nosso novo single, «Elegia» é uma homenagem ao nascimento, à existência e ao amor duradouro das nossas mães. O tema foi inspirado nas pungentes crónicas “Mãe Do Verbo Amar”, do escritor português Baptista-Bastos“, escrevem os músicos nas redes sociais.

«Pontas Soltas» e «Elegia» marcaram as primeiras gravações dos SINISTRO com Priscila Da Costa, a nova vocalista do grupo, cantora Luso-Luxemburguesa com um longo percurso musical exploratório, estando também activa no seu próprio projecto, Ptolemea, e no colectivo Judasz & Nahimana.

Aquando do lançamento de «Pontas Soltas», a banda explicou que o tema mantém inalterada o som que têm aperfeiçoado ao longo dos anos. “A vibração de banda-sonora e o ambiente de alta densidade, que se mistura com uma sensibilidade de fado ao longo de todo o álbum, representam uma viagem constante pelo nosso mundo”, referiram, na altura, os SINISTRO. “A vida não foi feita para ser contida, mas sim abraçada e admirada enquanto desvendamos a beleza das suas complexidades.

No passado dia 16 de Março de 2024, os SINISTRO fizeram o seu primeiro concerto em cinco anos, viajando até ao Luxemburgo, mais concretamente à comuna de Differdange, acompanhados dos Redemptus e pelos JUDAZ & NAHIMANA. O próximo concerto da banda anunciado vai acontecer a 19 de Outubro, como parte da edição de 2024 do regressado festival Under The Doom.