SIMONE SIMONS

SIMONE SIMONS diz que, no metal, também há “mais pressão para que as mulheres tenham boa aparência” [vídeo]

“Com os homens é mais fácil; podem saltar da cama, ter um aspecto de merda e está tudo bem”, diz SIMONE SIMONS, a cantora dos neerlandeses EPICA, que encabeçam hoje o Vagos Metal Fest.

SIMONE SIMONS, a vocalista dos metaleiros holandeses EPICA, foi entrevistada por Anne Erickson, da Audio Ink Radio e falou sobre a pressão que sente ao ser uma mulher num universo predominantemente masculino como o do heavy metal. Questionada sobre como a cena metaleira mudou em termos de aceitação das mulheres desde que começou a cantar com a banda, nos anos 90, Simone disse: “Acho que as mulheres na cena são mais proeminentes e, também, mais respeitadas ou aceites pelo facto de terem talento e poderem trabalhar muito e ter sucesso.

As mulheres ainda são a minoria no metal, mas as coisas estão a desenvolver-se na direcção certa, diria. Pessoalmente, tenho a sorte de não ter tido grandes experiências negativas para mencionar. E eu sou um dos gajos; foi sempre assim que me senti, acho“, completou SIMONE SIMONS.

Sobre se existe pressão sobre as mulheres para terem uma determinada aparência física para serem bem sucedidas na música, Simone diz que “a aparência é importante, não só para as mulheres, mas também para os homens. Quer dizer, não queremos todos estar no nosso melhor? Não nos esforçamos para tornar os concertos visualmente atraentes?

No entanto, é claro que continua a haver mais pressão sobre as mulheres para terem sempre boa aparência e estarem na sua melhor forma… Além disso, as pessoas criam essa imagem de que somos perfeitas, e não somos, por isso, às vezes, torna-se aborrecido manter essa aparência. Com os homens é mais fácil; podem simplesmente saltar para fora da cama, ter um aspecto de merda e ninguém se rala com isso.” Podes ver a entrevista, na íntegra, no player em baixo.

«Omega», o mais recente álbum de estúdio dos EPICA, foi lançado no passado dia 26 de Fevereiro de 2021. O sucessor de «The Holographic Principle», de 2016, foi mais uma vez produzido parcialmente por Joost Van Den Broek (nome associado aos POWERWOLF e AYREON), nos estúdios Sandlane Recording Facilities em Rijen, na Holanda.

Sobre o novo álbum, Mark Jansen, o guitarrista e timoneiro do projecto, explica que a actual força dos EPICA é “terem muitos compositores óptimos na banda“, sendo que essa dinâmica está patente na novidade «Omega». “Conseguimos combinar as qualidades mais fortes uns dos outros e seleccionar as melhores músicas”, explica o músico.

Passarmos este tempo juntos, a trabalhar como uma equipa nestas canções, deu origem a um período mesmo muito produtivo. E acho que é isso que faz a maior diferença em relação aos nossos álbuns anteriores. Continuamos a usufruir das vantagens do envio de ficheiros confortavelmente pela Internet uns para os outros, mas combinar isso com o reencontro físico foi óptimo. Acho que já ouvi o «Omega» cerca de 50 vezes e ainda não me cansei!“.