O Sick New World 2025, que prometia reunir nomes de peso como Metallica, Linkin Park e Queens Of The Stone Age, foi cancelado sem grandes explicações, levantando sérias dúvidas sobre o futuro do evento.
A edição de 2025 do festival Sick New World, originalmente agendado para decorrer no dia 12 de Abril do próximo ano, nos Las Vegas Festival Grounds, foi cancelado devido a “circunstâncias imprevistas”, diz um comunicado divulgado os organizadores do evento ontem sexta-feira, 29 de Novembro, ao final do dia. O festival, que contaria com um alinhamento liderado pelos METALLICA, LINKIN PARK e QUEENS OF THE STONE AGE torna-se assim uma das grandes perdas no calendário de festivais de música alternativa e pesada para o próximo ano.
O cartaz do Sick New World, que também incluía nomes como EVANESCENCE, GOJIRA, AFI, MINISTRY, TOMAHAWK e ACID BATH prometia ser um evento épico, mas os promotores afirmam ter-se deparado com dificuldades que impediram a realização do evento. “Apesar de todos os nossos esforços, deparámo-nos com circunstâncias imprevistas que não conseguimos ultrapassar para a edição do próximo ano“, lê-se no mesmo comunicado. “Agradecemos de coração a todos os fãs dedicados que já tinham planeado juntar-se a nós para mais uma celebração cultural da música pesada e alternativa… Por favor, fiquem atentos a futuras actualizações sobre o Sick New World.”
Embora o cancelamento só tenha sido oficializado ontem, já circulavam rumores que apontavam para um possível cancelamento após Trevor Dunn, dos TOMAHAWK, ter mencionado a suspensão do festival em entrevista ao podcast ‘The Vinyl Guide’. “Provavelmente não devia estar a falar disto, mas esse festival não vai acontecer. Estávamos a planear fazer uma tour em torno do evento, mas tornou-se inviável em termos financeiros. Portanto, isso também não vai acontecer”, disse Dunn.
A primeira edição do Sick New World aconteceu em 2023 como um festival de revivalismo do nu-metal, atraindo multidões pela nostalgia e pela curadoria de nomes históricos do género. Em 2025, o festival parecia ter ampliado a sua visão, apostando num cartaz mais abrangente e na inclusão de pesos-pesados como os Metallica e Linkin Park. Contudo, também foi alvo de críticas devido ao aumento significativo dos preços dos bilhetes, o que pode ter contribuído para a quebra no interesse do público.