PARKWAYDRIVE

Veteranos do metal de Massachusetts, os SHADOWS FALL continuam a trilhar o caminho do seu regresso com um tema sombrio e multifacetado.

Mais de uma década após o último álbum de estúdio, os norte-americanos SHADOWS FALL continuam a reforçar o seu regresso com mais um single inédito. «Souls Devoured», agora lançado com um vídeo-clip oficial, é o segundo tema novo da banda desde 2012 e sucede a «In The Grey», revelado em Dezembro do ano passado. Ambas as faixas foram editadas através da nova editora da banda, a MNRK Heavy, numa manobra que assinala um novo capítulo para os autores de «The War Within».

O vocalista Brian Fair descreve o novo tema como um reflexo claro da identidade musical mutável e sem amarras dos SHADOWS FALL: “Sempre fomos uma banda que deixa transparecer todas as influências e ideias na nossa música, sem medo de misturar géneros. A «Souls Devoured» é um óptimo exemplo desse tipo de composição: começa com um riff poderoso e cheio de groove, transita para um verso com inspiração no black metal, depois abre para um refrão em half-time que faz lembrar PANTERA, e ainda injeta death metal melódico na ponte e no solo.

No papel pode parecer esquizofrénico, mas procuramos sempre uma coesão que una tudo. Esta canção capta a essência dos SHADOWS FALL, trazendo elementos do passado, mas com o olhar firme no futuro. Soa familiar, mas é algo que nunca escrevemos antes.” Em termos líricos, «Souls Devoured» mergulha num cenário apocalíptico de destruição total e resistência. Fair explica: “A letra fala sobre estarmos presos num evento apocalíptico em que demónios e desastres consomem o mundo. Trata-se de lutar pela sobrevivência enquanto o planeta se desmorona, percebendo que a única forma de resistir é combater fogo com fogo.

O cantor dos SHADOWS FALL remata a sua declaração acerca do novo single num tom cinematográfico: “Este tema é sobre enfrentar o mal absoluto tornando-te tu mesmo esse mal. Vocês sabem, coisas típicas do heavy metal! Normalmente escrevo de uma perspectiva mais pessoal ou filosófica, mas a «Souls Devoured» permitiu-me sair da caixa e explorar uma narrativa sombria que combina com a intensidade instrumental da faixa. Abana a cabeça e deixa-te levar!”

Recorde-se que este segundo single surge como mais um passo seguro num regresso que, há uns anos, parecia improvável. Quando «In The Grey» foi lançado em 2024, Brian Fair confessou que, no início, os reencontros dos membros da banda tinham como única meta preparar alguns concertos de reunião. No entanto, bastaram algumas sessões de ensaio para que os riffs começassem a surgir espontaneamente, sobretudo pela mão do guitarrista Jon Donais. “A ideia começou a fluir, a energia voltou e novas músicas começaram a ganhar forma no meio do caos.”

A antecessora «In The Grey», com a sua abordagem mais directa e intensa, também ofereceu uma visão lírica mais introspectiva. Fair descreveu-a como uma metáfora para a depressão e a luta para emergir das profundezas mentais: “Tentei pôr em palavras o peso esmagador que pode vir com a depressão, como se a gravidade nos esmagasse ou estivéssemos presos em águas escuras, a tentar subir à superfície para respirar. Pode ser um lugar solitário e sufocante, mas há sempre uma luz ao fundo do túnel.”

O lançamento de «Souls Devoured» mostra-nos uns SHADOWS FALL rejuvenescidos, mas fiéis às suas raízes, apostados em expandir a sua sonoridade com ambição e criatividade. Embora até ao momento ainda não tenha sido anunciado qualquer novo álbum, a promessa de mais música no horizonte mantém os fãs atentos. Como diz Fair: “Aumentem o volume, levantem os punhos e preparem-se para mais. Isto ainda agora começou.”