IRONMAIDEN

Uma visão apocalíptica da guerra moderna em, o mais recente tema de avanço para o próximo LP dos titãs do deathcore SHADOW OF INTENT.

A máquina de guerra continua a devorar tudo à sua passagem — mas os norte-americanos SHADOW OF INTENT não se mantêm em silêncio. Com uma contundência que rasga as fronteiras entre o deathcore e o death metal mais brutal, a banda do Connecticut regressa agora com um grito de revolta sob a forma de «Mechanical Chaos», mais um demolidor single de avanço para o seu novo LP, «Imperium Delirium», que chega a 27 de Junho através da Blood Blast Distribution.

O tema chegou acompanhado de um vídeo-clip intenso, realizado por David Brodsky, famoso pelo seu trabalho com nomes como CANNIBAL CORPSE e WHITECHAPEL. Composto por imagens de paisagens arrasadas, drones em voo, figuras espectrais e cenas de destruição que remetem para cenários de guerra atuais, o clip apresenta uma abordagem que mistura o simbolismo visual com a crueza documental. Com uma realização muito eficaz, acaba mesmo por amplificar o impacto emocional da música, mantendo a estética sombria e cinematográfica que tem marcado a identidade visual dos SHADOW OF INTENT.

Distanciando-se de narrativas mitológicas ou de ficção científica que por vezes caracterizam a banda, Benn Duerr, vocalista e principal letrista dos SHADOW OF INTENT, assume aqui um tom profundamente sóbrio e muito actual. “A «Mechanical Chaos» foi escrita para confrontar a realidade fria e desumanizada da guerra moderna — uma realidade moldada, cada vez mais, pela ascensão da tecnologia dos drones”, explica o músico.

“À medida que os sistemas não tripulados redefinem o campo de batalha, vemo-nos num cruzamento entre poder, ética e consequência. Tornaram-se no grande equalizador entre nações. Mas esta mudança inaugura uma nova era de destruição — marcada não pela estratégia, mas pela saturação.” Resultado, o novo tema dos SHADOW OF INTENT mergulha num território distópico, mas muito real, onde a tecnologia militar substitui a presença humana, e onde o conceito de combate se dilui num nevoeiro de automatização e impessoalidade.

“O resultado é um campo de batalha encharcado de desgaste, onde ambos os lados sangram sem fim e sem rumo. a «Mechanical Chaos» não celebra esta evolução — lamenta-a”, prossegue a voz dos SHADOW OF INTENT. “É um grito contra a desumanização da guerra, onde os soldados são reduzidos a pontos num ecrã, e os civis apanhados no fogo cruzado se tornam em meros danos colaterais de um jogo de resistência. O futuro que sugerimos na nossa música não é distante — já está a acontecer. Esta canção é para os esquecidos, os vaporizados e os assombrados — os que ficaram debaixo dos espectros lá em cima.”

«Feeding The Meatgrinder», primeiro tema de avanço para o próximo álbum dos SHADOW OF INTENT, «Imperium Delirium», conta com a participação especial do inconfundível George “Corpsegrinder” Fisher, vocalista dos CANNIBAL CORPSE. O tema, também já disponível com direito a um vídeo-clip bem visceral — literalmente! — é descrito pelos próprios como uma narrativa “brutalmente anti-imperialista e anti-guerra, que descreve a desumanização e destruição provocadas pelo conflito em massa, com um nível de detalhe aterrador”.

E não é difícil perceber porquê. Ao longo dos seus mais de cinco minutos, «Feeding The Meatgrinder» desfere uma sucessão de ataques sónicos: o pedal duplo dispara como artilharia pesada, os riffs alternam passagens melódicas e dissonantes, e a prestação vocal de Ben Duerr, feita de guturais arrastados e viscerais, reforça a ideia de um mundo em ruínas, onde “o desprezo pela vida humana está na própria natureza do negócio”.

O vídeo-clip que acompanha a canção intensifica ainda mais a atmosfera grotesca do tema, culminando num mosh pit infestado de zombies e outras criaturas ensanguentadas, numa metáfora visual para a carnificina das trincheiras contemporâneas.

No entanto, o grande destaque vai para o confronto de titãs vocálicos entre Duerr e Corpsegrinder, este último a emprestar a sua potência inconfundível a uma faixa que exige ferocidade total. Para os SHADOW OF INTENT, trata-se de um momento marcante: “Não podíamos estar mais entusiasmados por arrancar o nosso quinto álbum com esta nova faixa, onde levamos os nossos limites ainda mais além. Um enorme obrigado ao grande George Fisher, também conhecido como Corpsegrinder, por nos emprestar a sua voz”, escreveram os músicos nas redes sociais.

«Imperium Delirium», o sucessor do aplaudido «Elegy», de 2022, tem data de lançamento marcada para o dia 27 de Junho através da Blood Blast Distribution. As pré-encomendas já estão disponíveis, e. pelo que nos é dado a crer com os dois primeiros petardos de avanço, tudo indica que os SHADOW OF INTENT estão prestes a assinar o capítulo mais sombrio — e politicamente contundente — da sua discografia.

01. Prepare To Die | 02. Flying The Black Flag | 03. Infinity Of Horrors | 04. Mechanical Chaos | 05. They Murdered Sleep | 06. The Facets Of Propaganda | 07. Feeding The Meatgrinder | 08. Vehement Draconian Vengeance | 09. Beholding The Sickness Of Civilization | 10. No Matter The Cost | 11. Imperium Delerium