Foi uma das bombas nacionais em 2020 no campo musical. Em Julho de 2020, os MOONSPELL anunciavam a saída de Mike Gaspar, o seu baterista de sempre. No mesmo momento, o músico nacional começava a colocar imagens nas redes sociais, que indicavam estar claramente no activo e a preparar algo. Desde logo, no comunicado em que oficialmente confirmava a saída, apesar de referir ser “tempo para estar com amigos e família e ultrapassar dificuldades”, não deixava de afirmar “continuar a fazer música” e estar “a trabalhar num novo projecto”.
Pois bem, chegou agora o momento de conhecer esse novo projecto. Desde logo se percebe ser uma banda nova e centrada no baterista e não ser a simples aceitação de um banco na bateria de um grupo conhecido. Esta noite, o músico e novos companheiros, revelaram o novo projecto nas redes sociais. SEVENTH STORM é o nome da nova banda, assumida como a luz que existe mesmo na escuridão, “criada no meio do caos e erguida de um planeta Terra em luto e numa luta universal para recuperar a humanidade”. Aquilo que é “um novo desafio que emerge das sombras e com uma nova esperança” é formado por cinco elementos: Mike “Storm” Gaspar, bateria, Rez, voz, Ben Stockwell, guitarra solo, Josh Riot, guitarra, e Butch Cid, baixo. Embora sem música pronta, percebe-se que os músicos optam por adoptar alter-egos que remetem um pouco para o hard rock norte-americano que Mike nunca escondeu apreciar.
Ao mesmo tempo, as referências à escuridão, caos e luto, sugerem a imagética mais gótica e black em que Mike sempre se moveu como músico. Sendo apenas especulação, poderá ver-se aqui uma fusão de estilos que, no fundo, retrata os vários gostos do músico. Todos os músicos envolvidos criaram página pessoal no Facebook, mas é possível reconhecer o vocalista, Marco Resende, conhecido pela sua passagem pelos stoners LOW TORQUE, entre outros projectos. Para já, o logótipo da banda está apenas associado a 30 segundos de teclados, que podem funcionar como introdução e ainda não são clarificativos do que se irá ouvir. Espera-se, no enanto, que o anúncio seja brevemente complementado com música para se perceber a direcção do novel quinteto.