Liderados por Shavo Odadjian, baixista dos SYSTEM OF A DOWN, os SEVEN HOURS AFTER VIOLET exploram os fantasmas da depressão num poderoso vídeo-clip lançado às portas do Mês da Saúde Mental.
No seguimento do lançamento do seu disco de estreia homónimo, que chegou aos escaparates e a todas as plataformas de streaming durante o Outono de 2024, os SEVEN HOURS AFTER VIOLET voltam a captar atenções com a estreia do vídeo-clip de «Float», uma faixa centrada na luta contra os demónios internos e que surge como antecipação ao Mês da Saúde Mental, que decorre durante o mês de Maio. Liderados por Shavo Odadjian, o icónico baixista dos System Of A Down, este supergrupo de peso ensaia aqui uma mudança de tom no seu arsenal musical, apostando numa abordagem mais melancólica e reflexiva, sem perder o impacto visceral que define o seu som.
A canção, que pode ser escutada no player em baixo, destaca-se pelo seu lirismo cru e emocional, ancorado nas vozes de Taylor Barber e Alejandro Aranda (também conhecido como Scarypoolparty), que alternam entre gritos de dor e melodias arrastadas para ilustrar o conflito interno entre a dor e a possibilidade de recuperação. “Esta canção fala da ameaça do suicídio, mas mais do que isso, é sobre esperança — sobre o vai e vem entre a dor e a recuperação”, explica Odadjian, o timoneiro dos SEVEN HOURS AFTER VIOLET, num comunicado. “Queremos que esta faixa seja um farol para quem estiver a travar essas guerras interiores.”
A mesma intenção é reforçada também por Taylor Barber, que mergulhou profundamente na experiência pessoal de quem vive com depressão: “A «Float» é sobre a sensação de acordar com a depressão enraizada em ti. É como sentires-te um fantasma num corpo — a existir, mas sem viver. É sobre seres consumido pelo peso do mundo sem conseguires encarar as tuas batalhas internas… É importante para nós expressar estas emoções e mostrar às pessoas que não estão sozinhas.”
Musicalmente, «Float» distancia-se ligeiramente da agressividade típica do universo deathcore que tão bem dominou o álbum de estreia dos SEVEN HOURS AFTER VIOLET, optando por um clima muito mais sombrio e contemplativo. A letra navega por imagens de tristeza esmagadora, isolamento e relacionamentos à beira do colapso, como se ouve no verso “I needed space, you needed help”. Em suma, este é um tema que reflecte com autenticidade a fragilidade emocional, mas sem nunca perder de vista a luz ao fundo do túnel.
Com esta poderosa canção, os SEVEN HOURS AFTER VIOLET, que têm a sua estreia marcada em Portugal no próximo Verão, procuram não só dar voz ao sofrimento proundo de muitos, como também iniciar uma conversa necessária sobre temas tantas vezes silenciados. Depois deste lançamento, a banda prepara-se agora para regressar aos palcos a 18 de Maio, no festival Welcome To Rockville, em Daytona, na Florida. A agenda dos músicos norte-americanos inclui ainda várias datas na Europa em Junho e uma presença já confirmada no Aftershock Festival, em Sacramento, no Outono.