Serj Tankian acaba de lançar um vídeo-clip oficial para o tema «Rumi», uma homenagem ao poeta sufi do século 13 e ao seu filho de seis anos que tem o mesmo nome. “A especificidade lírica é geralmente desencorajada na música porque isso pode fazer com que menos pessoas internalizam a letra, pois têm menos conexão pessoal“, explica o líder dos SYSTEM OF A DOWN sobre sua decisão fora do personagem de partilhar a letra do tema. “No entanto, há casos em que é vital que a inspiração e a musa sejam específicas. Neste caso, uma letra que retrata um pai a falar com o filho sobre reverência ao poeta que inspirou o seu nome não poderia ser reescrita para generalizar.” O vídeo-clip, disponível no player em cima, foi dirigido e produzido por Craig Ray. «Rumi» é já o quarto tema do amplamente elogiado EP a receber um acompanhamento visual, com o músico de Los Angeles a ter lançado clips para «Your Mom», «Elasticity» e «Electric Yerevan».
Em Abril do ano passado, exactamente na mesma semana em que lançou um álbum feito em parceria com Jimmy Urine, o vocalista dos MINDLESS SELF INDULGENCE, Tankian anunciou a existência deste EP de cinco temas, composto por material “de rock”, que foi inicialmente concebido para os SYSTEM OF A DOWN. “Originalmente, tinha essas músicas em mente para um álbum dos System, se o fizéssemos“, explicou o cantor à SPIN. “Como não conseguimos encontrar uma forma de seguir em frente com isso, decidi concluir as canções por minha conta e lançá-las como um EP“, elaborou o músico. Sobre o material, Tankian disse que tem sempre um arquivo de temas rock, “feitos em épocas diferentes, para usar um dia. Todos têm piano ou sintetizadores, o que é diferente da formação de quatro músicos dos System, embora já tenhamos usado sintetizadores. São músicas muito pesadas e têm algo engraçado nelas, além de haver uma que é sobre o meu filho. Acho que vou chamar a esse EP «Elasticity», porque queria fazê-lo com os System e não aconteceu.” Em baixo podes conferir a capa e o alinhamento completo de «Elasticity».
A edição deste novo registo chegou quatro meses após a edição de «Protect The Land» e «Genocidal Humanoidz», as primeiras novas canções dos SYSTEM OF A DOWN em quinze anos. De acordo com a Billboard, os dois temas alcançaram as posições #1 e #2, respectivamente, da tabela Hot Hard Rock. «Protect The Land» liderou a tabela com 2,7 milhões de streams só nos Estados Unidos e 5.000 downloads vendidos na semana que terminou a 12 de Novembro, enquanto «Genocidal Humanoidz» obteve 1,8 milhões de streams e 5.000 downloads. «Protect The Land» e «Genocidal Humanoidz» foram lançandas como uma forma de chamar a atenção para a “grave guerra que está a ser perpetrada nas nossas pátrias culturais de Artsakh e da Arménia” pelo Azerbaijão e pela Turquia, de acordo com um comunicado da banda.