Os SEPULTURA acabam de anunciar a saída de Eloy Casagrande e de revelar quem será o baterista na digressão de despedida.
Na semana em que iniciam a digressão Celebrating Life Through Death, que comemora quatro décadas de carreira e inicia a despedida dos palcos, os SEPULTURA acabam de fazer uma revelação bombástica. O baterista Eloy Casagrande, que estava no grupo desde 2011 e se transformou paulatinamente num dos músicos mais aclamados do planeta, deixou a banda para se “juntar a outro projecto“. O lugar deixado vago atrás do kit vai ser ocupado pelo jovem norte-americano Greyson Nekrutman, que faz actualmente parte dos SUICIDAL TENDENCIES.
Num extenso comunicado de imprensa, os lendários SEPULTURA não conseguem esconder a desilusão, mas garantem que os seus planos se vão manter como anunciado. “Depois de dois anos de concepção e muito trabalho, que envolveu uma banda, os empresários, uma equipa de roadies, editoras, advogados, promotores locais e agentes de viagem… Após firmar um acordo com a 30e no Brasil e a Cobra Agency no resto do mundo para anunciar uma tour de despedida, anúncio feito no dia 8 de Dezembro de 2023, para celebrar 40 anos de história…
Após abrirmos as vendas de ingressos e de termos tido uma resposta maravilhosa dos nossos fãs, esgotando várias salas pelo mundo, abrindo novos dados e criando uma expectativa mágica e muito positiva… Depois dos ensaios marcados e confirmados, de toda a estrutura pronta para encarar os próximos dezoito meses de concertos e celebrações… No dia 6 de Fevereiro, numa reunião extraordinária, o baterista Eloy Casagrande comunicou à banda e aos empresários que pretende desligar-se dos Sepultura para seguir a sua carreira com outro projecto“, pode ler-se.
“Fomos surpreendidos, sem aviso prévio ou qualquer tipo de debate sobre como fazer a transição. A decisão foi comunicada e ele desligou-se imediatamente da banda, abandonando tudo o que está relacionado com os Sepultura. A nossa história é feita de desafios e são eles que alimentam a nossa criatividade e também a nossa determinação. Não seria agora, depois de tudo que aconteceu nesses 40 anos, que íamos desistir, pelo contrário!
Sendo assim, estamos muito felizes em anunciar o espectacular baterista Greyson Nekrutman, que será o nosso parceiro nas baquetas para honrar o compromisso que temos com os fãs e com todos os que fazem parte desta celebrações! Sempre fortes e unidos na energia positiva de respeito e gratidão. Vemo-nos na estrada!“.
Como anunciado anteriormente, os metaleiros SEPULTURA vão celebrar o seu 40.º aniversário com uma “tour de despedida”, que percorrerá o mundo inteiro. A partir de Março de 2024, a banda passará dezoito meses a celebrar o seu passado e presente pela última vez. A ser planeada há já dois anos, aquela que é a última digressão dos icónicos brasileiros, designada Celebrating Life Through Death, promete marcar um momento especial na vitoriosa história da banda.
Antes da despedida, o derradeiro périplo mundial dos SEPULTURA vai ter início com uma série de datas no Brasil, e incluirá também concertos na América Latina, Estados Unidos e Europa, com a promessa de datas adicionais a serem reveladas em breve.
“Após quatro décadas cheias de altos e baixos, tendo visitado 80 países e experienciado inúmeras culturas diferentes, tivemos a oportunidade de nos tornar mensageiros do Brasil e espalhar as nossas cores e os nossos ritmos pelo mundo“, dizem, colectivamente, os SEPULTURA. “Com o nosso último álbum de estúdio, «Quadra», assinámos um destaque da nossa carreira e adicionamos-lhe um capítulo inesquecível seguido da experiência ‘SepulQuarta’ que nos ajudou a superar os tempos difíceis da pandemia. Agora, vamos unir as nossas forças para uma despedida final e forte. E todos vocês podem fazer parte disso.“