BLOSL

[R.I.P.] Faleceu SEAN BLOSL, guitarrista fundador dos SANCTUARY

SEAN BLOSL fundou os lendários SANCTUARY em 1985, e morreu com apenas 58 anos.

SEAN BLOSL, ex-guitarrista e membro fundaddor da banda norte-americana SANCTUARY, faleceu no dia 26 de Agosto de 2024, em Seattle, aos 58 anos. A notícia foi confirmada pelo guitarrista e primo de Blosl, Lenny Rutledge, numa publicação nas redes sociais do grupo, datada de 31 de Dezembro. Lenny revelou que o guitarrista foi vítima de um trágico acidente de viação, e confessou ter muita dificuldade na partilha da informação, considerando-a uma questão privada. No entanto, reconheceu a importância de Sean na cena musical de Seattle e, sobretudo, na história da banda que ambos ajudaram a fundar em 1985.

O Sean era meu primo, mas, para nós, era mais como se fôssemos irmãos. Tivemos um sonho musical na infância que se tornou realidade. Sem ele ao meu lado, não sei se teria tido oportunidade de realizar esta jornada musical”, escreveu Rutledge. “É extremamente difícil resumir uma vida inteira de amor, memórias e experiências, mas vou sempre recordar o Sean como uma enorme inspiração e como um professor. Descansa em paz, meu irmão. Vemo-nos do outro lado.

SEAN BLOSL desempenhou um papel fundamental no início da carreira dos SANCTUARY, contribuindo para os dois primeiros álbuns da banda: «Refuge Denied», de 1988, produzido por Dave Mustaine, dos MEGADETH, e «Into The Mirror Black», lançado dois anos depois. O seu trabalho foi crucial para o som característico do grupo, que fundia o peso do thrash com melodias mais sofisticadas, afirmando a banda como uma das grandes promessas do heavy metal da época.

No entanto, durante a digressão de promoção de «Into The Mirror Black», Blosl deixou a banda e foi substituído por Jeff Loomis. Pouco tempo depois, divergências musicais entre os membros, agravadas pela pressão da Epic Records para que a se adaptassem à emergente cena grunge de Seattle, levaram ao fim dos SANCTUARY em 1992. Após a separação, alguns membros seguiram outros caminhos notáveis, com Warrel Dane, Jim Sheppard e Jeff Loomis a criarem os NEVERMORE, que lançaram sete álbuns de estúdio antes de entrarem em hiato em 2011.

Em 2010, os SANCTUARY reuniram-se com quatro dos seus membros fundadores — Dane, Sheppard, Rutledge e o baterista Dave Budbill — para uma série de concertos que, devido à receção calorosa dos fãs, resultaram numa reunião permanente. A banda lançou o seu terceiro álbum, intitulado «The Year The Sun Died», em 2014, marcando o seu regresso ao estúdio após mais de duas décadas. Infelizmente, uma tragédia acabaria por abater-se sobre o quinteto quando, em Dezembro de 2017, Warrel Dane faleceu em São Paulo, Brasil, vítima de um ataque cardíaco . Apesar do golpe, a banda homenageou-o numa digressão norte-americana em 2018, com Joseph Michael, vocalista dos Witherfall, a assumir as vozes.