O tema faz parte de «Gold», o álbum de estreia dos SCOUR, que são liderados por Phil Anselmo e incluem elementos dos PIG DESTROYER e MISERY INDEX, entre outros.
Os SCOUR, projecto surgido no metal extremo que reúne veteranos de peso, confirmaram o lançamento do seu primeiro álbum de longa duração, intitulado «Gold», para o dia 21 de Fevereiro de 2025. Após a trilogia de EPs que consolidou a identidade sonora do colectivo formado por Philip H. Anselmo (Pantera, Down), Derek Engemann (Philip H. Anselmo & The Illegals), John Jarvis (Nest, Agoraphobic Nosebleed), Mark Kloeppel (Misery Index) e Adam Jarvis (Pig Destroyer, Misery Index, Lock Up), com «Gold», esta constelação do metal extremo promete consolidar ainda mais o seu impacto.
“«Gold» revela-se uma experiência avassaladora“, pode ler-se no comunicado de imprensa enviado com o link para o segundo single de avanço do disco, um tema chamado «Blades», que pode ser escutado no player em baixo através de uma vídeo-clip que inclui imagens captadas no Housecore Home Haunt 2024 e no mais recente espectáculo da banda, no Southport Music Hall, em Nova Orleans. “A «Blades» é feroz, e rasga tudo o que apanha pela frente“, diz Derek Engemannn num comunicado. “Desde que começámos a compor para o «Gold», destacou-se com o seu riff implacável e esmagador.“
“O vídeo-clip que acompanha o tema amplifica a sua intensidade e foi filmado em nada mais nada menos que a casa de Philip Anselmo durante a época do Halloween; a atmosfera grotesca e gótica proporcionou o cenário perfeito para esta torrente de sangue. Para complementar, usámos imagens do nosso espectáculo no Southport Hall, em Nova Orleães. A «Blades» capta toda a essência dos SCOUR, é um hino encharcado de sangue que exige ser tocado com o volume no máximo”, conclui Engemann.
Recorde-se que em Novembro de 2024, os SCOUR tinham revelado um proverbial espancamento sonoro intitulado «Infusorium», através de um vídeo-clip realizado por Malcolm Pugh. A canção, com letra que foi inspirada na perturbadora novela Infusorium, de Jon Padgett, reflecte toda a intensidade narrativa da obra original, transportando-a para o universo sónico dos SCOUR.
“Combinando a agressividade crua do black metal com influências de grindcore, punk e thrash, este álbum aprofunda a proposta musical dos SCOUR, unindo brutalidade e minimalismo numa fórmula extremamente contemporânea e implacável“, informa-nos o mesmo comunicado de imprensa citado em cima. Inspirado em obras-primas literárias de terror, à semelhança deste primeiro single, «Gold» explora temas “que vão além da mortalidade, conduzindo o ouvinte por um universo de caos e desolação“. O disco vai ser editado pela Housecore Records, na América do Norte, e pela Nuclear Blast Records, na Europa.
“Os SCOUR regressam com toda a força em «Infusorium», tema que combina complexidade instrumental e intensidade brutal“, comenta Derek Engemann, baixista da banda. “Este solo do Mark Kloeppel é um dos momentos mais marcantes, e corta directo até à essência da música. É, acima de tudo, uma canção que vem elevar o nível de tudo o que já fizemos, com uma profundidade literária que se funde com o caos sonoro. Os SCOUR estão de volta, e mais ferozes do que nunca.”
«Blades» e «Infusorium», os dois novos singles dos SCOUR, já se encontram disponíveis em todas as plataformas digitais e, em baixo, podes conferir a capa e o alinhamento completo de «Gold». As pré-encomendas do álbum numa série de formatos físicos, e algumas edições limitadas, já está disponível através da loja virtual da Nuclear Blast Records.
01. Cross | 02. Blades | 03. Infusorium | 04. Ornaments | 05. Coin | 06. Evil | 07. Devil | 08. Contaminated | 09. Hell | 10. Invoke | 11. Gold | 12. Angels | 13. Serve