SCOTT IAN

SCOTT IAN, dos ANTHRAX, lamenta a morte do seu pai numa declaração tocante

“Ele apoiou-me incondicionalmente na decisão de abandonar a faculdade para seguir a minha paixão de estar numa banda“, recorda um emociado SCOTT IAN.

SCOTT IAN, guitarrista dos ANTHRAX, está de luto pela morte do pai. Herbert Rosenfeld, de 83 anos, um profissional de joalharia que vivia em Boca Raton, na Florida. Ian usou as suas redes sociais para partilhar algumas fotografias de Rosenfeld, incluindo a seguinte mensagem: “Sou o filho de um homem notável. Enquanto crescia, o meu pai foi a minha constante. Era uma ilha de segurança num oceano de disfunção. A maioria das minhas memórias da infância e dos primeiros anos de adolescência são os momentos passados com o meu pai.

Fosse nas viagens de ski para Vermont, ou nas idas à casa do primo Ed para o ver a fazer jams com os seus amigos, quando fomos ver o jogo 6 da World Series de 1977, ou pescar num barco em Merrick, ou a dar-me trabalho para eu poder ganhar dinheiro para comprar guitarras e amplificadores – esteve sempre ao meu lado. Como se isso não bastasse, apoiou-me incondicionalmente na decisão de abandonar a faculdade para seguir a minha paixão de estar numa banda.

Essa decisão fez com que fosse expulso de casa, mas o meu pai e a minha madrasta, a Rhea, deixaram-me viver com eles em Merrick. Na altura, o meu pai disse-me: ‘Tens de tentar, dar tudo de ti e, se não resultar, podes sempre voltar a estudar ou trabalhar comigo.’ Ele era a minha rocha.

Ian continua: “Adorava o meu trabalho com ele como mensageiro. Fazia entregas, e toda a gente naquele quarteirão sabia que eu era o ‘filho do Herbie’. Isso enchia-me de orgulho por ele. Toda a gente adorava o meu pai. Aprendi a fazer a minha rota de entregas como se fosse uma ciência – o outro mensageiro levava duas horas a terminar o trabalho, portanto pensei que, se conseguisse voltar para o escritório numa hora e quarenta e cinco, era eficiente.

Entretanto, fazia as minhas recolhas e entregas em 20 minutos e, depois, ia passar uma hora nas lojas de guitarras. Quando voltava ao escritório, ele nunca deixou transparecer que sabia que eu fazia isso, mas a verdade é que penso que sabia. Também acho que sabia que eu costumava roubar charros da lata secreta. Ele também nunca deixou transparecer isso.

O meu pai era equilibrado, sólido… E dou-lhe todo o crédito por essa parte da minha personalidade. É por isso que sou capaz de manter a calma e lidar com situações complicadas. Nunca teria conseguido estar 43 anos numa banda sem a influência dele. Mais importante que isso, é a forma como o via como marido da Rhea e meu pai, do Jason e do Sean, e um avô carinhoso, divertido, que fazia caretas para o Revel. Quando encontras a pessoa certa, sabes isso e dedicas a tua vida à relação, a dar amor incondicional à tua família. Isso era o meu pai. Somos os filhos de um homem notável. Amo-te, pai. Descansa em paz, Herb Rosenfeld.

Entre os muitos músicos que expressaram as suas condolências na publicação de SCOTT IAN, pode ler-se o comentário de Frank Bello, baixista dos ANTHRAX, que escreveu: “Sinto muito por ouvir isso, Scott – eu adorava o Herb, era um grande homem e sempre tão solidário com tudo o que fazíamos.Charlie Benante, por seu lado, acrescentou: “Meu amigo… eu sabia quão grande homem ele era, fez-me sentir como se fosse seu filho. Era afável e era confortável estar com ele. Lamento imenso.

Formados por SCOTT IAN e pelo baixista Dan Lilker em Queens, Nova Iorque, a 18 de Julho de 1981, os ANTHRAX foram uma das primeiras bandas de thrash a emergir da Costa Leste e transformaram-se em líderes do género, ao lado dos METALLICA, SLAYER e MEGADETH. Sempre activos durante estas últimas cinco décadas, lançaram onze álbuns de estúdio, receberam várias certificações de ouro e platina e seis nomeações para os Grammys. A formação actual da banda inclui Ian, Bello, Benante, Joey Belladonna na voz e o guitarrista Jon Donais.