SCOTT IAN

O SCOTT IAN, dos ANTHRAX, quer transformar os BIG FOUR em BIG FIVE

“Se calhar vou ter de fazer um telefonema ao Lars, que é o chefão do heavy metal”, diz SCOTT IAN, dos ANTHRAX.

METALLICA, SLAYER, ANTHRAX e MEGADETH. São estes os BIG FOUR — ou, se preferirem, os quatro maiores nomes saídos do fenómeno thrash dos anos 80. No entanto, ao longo dos anos, a justiça desta lista tem sido frequentemente questionada e, pelos vistos, há mais que um dos seus elementos a partilhar a opinião dos fãs.Se calhar vou ter de fazer um telefonema ao Lars, que é o chefão do heavy metal“, disse Scott Ian, dos ANTHRAX, em tom brincalhão durante um episódio do podcast No Fuckin ‘Regrets With Robb Flynn, apresentado pelo líder dos MACHINE HEAD.

Ele pode decretar que o ‘Big Four’ tem de ser oficialmente alterado para ‘Big Five’, porque sempre me incomodou que os Exodus não recebam o merecido reconhecimento e crédito”, continuou SCOTT IAN. Eu entendo o conceito ‘Big Four’, claro que entendo; são as quatro bandas que tiveram mais sucesso vindo dos anos 80, Os Exodus tiveram os seus altos e baixos e talvez não tenham atingido o mesmo sucesso de algumas das outras bandas.

No entanto, acho que temos de olhar para as bandas que realmente existiam no início, o «Bonded By Blood» foi lançado antes do «Killing Is My Business…» dos Megadeth. O Dave estava nos Metallica, mas o Kirk estava nos Exodus antes de entrar nos Metallica.

Mais adiante, SCOTT IAN elaborou a sua teoria: “Na verdade, não estou a brincar. Sei que é uma coisa parva, mas acredito realmente que precisa de ser alterado para ‘Big Five’, porque o «Bonded By Blood» foi tão… Eu já falei publicamente sobre isto, acho é o melhor álbum de estreia dessas cinco bandas. É o meu favorito dos cinco — sem dúvida! — e um álbum incrivelmente influente.

Em 2013, Dave Mustaine conversou com a Radio.com sobre que banda devia ser incluída se o ‘Big Four’ fosse aumentado para ‘Big Five’ e disse: “Acho que provavelmente tinham de ser os Exodus, porque não havia ninguém naquela época que tivesse esse tipo de atracção ou importância na comunidade do metal.” Agora, só falta o “chefão” dar o seu aval.