Com um riff hipnótico e uma mensagem de rebelião, Daron Malakian e os seus SCARS ON BROADWAY voltam a erguer a voz contra os abusos de poder.
A menos de uma semana da edição do seu novo álbum com os SCARS ON BROADWAY, Daron Malakian revelou por fim o segundo single de avanço para «Addicted To The Violence»: um contundente tema de protesto intitulado «Destroy The Power», que já pode ser escutado em baixo. Em contraste directo com a agressividade quase thrash de «Killing Spree», revelada no mês passado, esta nova faixa abranda o ritmo consideravelmente, mas reforça o peso, com grooves densos, melodias inspiradas em escalas orientais e uma letra que dispara contra todas as formas de autoritarismo.
“We take the power and we can destroy you”, canta Malakian, num registo bem vibrante, que tem tanto de ameaçador como de libertador. O foco do novo tema dos SCARS ON BROADWAY está bem claro: denunciar os jogos de poder — e não só os dos grandes líderes, mas também os de quem nos rodeia no dia-a-dia. A faixa mergulha numa tensão constante, feita de riffs angulares e estruturas cíclicas, apontando o dedo a um mundo dominado por quem quer controlar tudo à sua volta.
A produção, a cargo do próprio Malakian, reforça o contraste entre essa contenção instrumental e a ferocidade do discurso, evocando as raízes arménias do guitarrista com frases melódicas em modos orientais, como é habitual na sua linguagem musical. A guitarra soa seca, directa, com os graves a martelarem um groove obsessivo, enquanto a voz mantém a urgência que marcou os trabalhos mais políticos dos SYSTEM OF A DOWN.
O álbum «Addicted To The Violence», que vai ser lançado já na próxima sexta-feira, dia 18 de Julho, pela editora Scarred For Life, será o terceiro longa-duração dos SCARS ON BROADWAY, sucedendo à estreia homónima de 2008 e a «Dictator», editado precisamente uma década depois. Coincidentemente, a data de lançamento deste novo LP coincide com o 50.º aniversário de Daron Malakian, tornando esta edição duplamente simbólica — um marco pessoal e artístico para um dos músicos mais singulares da cena alternativa.
Segundo o próprio guitarrista dos SYSTEM OF A DOWN e SCARS ON BROADWAY, o álbum apresenta-se como uma reflexão dos efeitos do poder, da violência e da alienação moderna. Em entrevistas anteriores, Daron Malakian sublinhou que estas canções foram escritas ao longo de vários anos, sobretudo fruto de observações sociais e inquietações pessoais. Pois bem, com a sua melodia cativante e letra ácida, o tema «Destroy The Power» parece encapsular essa intenção: provocar reflexão através da música, sem perder o impacto visceral.
Com dois singles cá fora, «Addicted To The Violence» promete já ser um dos trabalhos mais carregados de crítica social de Malakian desde os tempos áureos de «Toxicity» e «Mezmerize». Ainda que com os SYSTEM OF A DOWN em pausa criativa, o guitarrista continua a usar os SCARS ON BROADWAY como veículo para canalizar a sua frustração com o estado do mundo, mantendo viva a chama da provocação inteligente e do rock com propósito.
