SATYRICON

SATYRICON: Confere as imagens do primeiro concerto com FRANK BELLO, dos ANTHRAX [vídeos]

O músico nova-iorquino vai tocar baixo com os SATYRICON em todos os espectáculos anunciados para este Verão.

Os veteranos noruegueses do black metal SATYRICON anunciaram recentemente ter recrutado Frank Bello, dos ANTHRAX, para tocar baixo nas suas actuações em festivais, que incluem passagens pelo Sweden Rock Festival, que decorre em Junho na Suécia, o Mystic Festival na Polónia, o Hellfest em França e o Tons Of Rock na Noruega.

Ontem, quinta-feira, dia 6 de Junho, Bello subiu ao palco com o colectivo noruguês no Sweden Rock, em Sölvesborg, Suécia. Em baixo, podes conferir o músico nova-iorquino a tocar a clássica «Repined Bastard Nation» com os SATYRICON.

No passado dia 27 de Maio, os SATYRICON partilharam o que parecia ser uma fotografia pós-ensaio da actual formação da banda, incluindo Bello, e escreveram: “Já há fumo a sair da chaminé do quartel-general dos SATYRICON todos os dias. O motor está a carburar novamente, começando no Sweden Rock e no Mystic Festival. De lá vamos para o Hellfest, Tons Of Rock, ARTmania Festival, Grieghallen/Beyond The Gates (em duas noites seguidas), Brutal Assault, Hellsinki Metal Festival, Alcatraz Festival, Bloodstock Open Air e, por fim, temos o Næstved Metal Fest.

Em Novembro, chegamos à América Latina e, como podem imaginar, estamos imensamente ansiosos para ver todos os fãs dos SATYRICON espalhados pelo mundo novamente.

Em Setembro de 2023, Satyr Wongraven, o líder dos black metallers noruegueses SATYRICON, avançou que a banda vai lançar o seu muito aguardado novo álbum de estúdio antes do Verão deste ano. Sendo verdade que já sabíamos que a banda estava em estúdio a trabalhar no sucessor de «Deep Calleth Upon Deep» para lançamento com data provisória algures em 2024, o músico oficializou finalmente os seus planos, que incluem não só o novo LP, mas também um regresso à estrada.

Temos o prazer de confirmar que voltaremos aos palcos pela primeira vez em cinco anos no Verão de 2024. Vamos estar concentrados no circuito de festivais europeus e, actualmente, não temos planos de digressão fora disso. Neste momento, estamos a trabalhar num novo álbum, com lançamento previsto para Maio de 2024“, podia ler-se num comunicado divulgado através das redes sociais dos SATYRICON.

A exposição e o álbum «Satyricon & Munch» foram um projecto muito intenso e que nos consumiu muita energia, mas agora tudo isso é história. Há quase um ano que temos estado secretamente a trabalhar em todas estas novidades, por isso estamos muito satisfeitos por poder partilhá-las em breve“, diz também a dupla formada por Satyr e Frost. “Estamos ansiosos para voltar aos palcos e tocar músicas novas e antigas para todos vocês e, mais uma vez, queremos ouvi-los a cantarem e a gritarem como o exército que são.

Em 2022, os SATYRICON lançaram uma composição de 56 minutos intitulada «Satyricon & Munch», escrita e gravada numa colaboração única com o internacionalmente famoso museu Munch em Oslo, na Noruega. A música, criada por Satyr, foi imaginada como uma “obra musical” e o resultado final transcendeu quaisquer barreira de género ou estilo.

Apesar da música que os SATYRICON gravaram para a exposição não usar as marcas típicas do género — tremolo pickingblasts e vocalizações gritadas — e a grande maioria dos fãs achar que não cumpre todos os padrões do trve norwegian black metal, Satyr explicou que esta foi uma oportunidade muito bem-vinda para expandir os horizontes da banda, dizendo que não pode “subscrever a ideia de algum adolescente na Alemanha sobre a pureza do black metal“. “Sempre recusei relacionar-me com pessoas assim — pessoas que nem sequer nasceram quando estávamos a moldar tudo isto. São gente que não sabe nada acerca disto“, explicou ele. A extensa entrevista pode ser lida na íntegra aqui.

O mais recente álbum de estúdio dos SATYRICON«Deep Calleth Upon Deep», foi lançado em Setembro de 2017 pela Napalm Records. O disco foi gravado em Oslo, na Noruega e em Vancouver, no Canadá, no início de 2017 e misturado com o reverenciado guru de estúdio Mike Fraser, que já tinha trabalhado no álbum «Now, Diabolical», de 2006.