SABATON + ACCEPT + TWILIGHT FORCE – a LOUD! viu-os na Irlanda e diz-vos o que podem esperar hoje no Porto

SABATON + ACCEPT + TWILIGHT FORCE
17.01.10 – Vicar St, Dublin, Irlanda

A digressão dos Sabaton com os Accept e os Twilight Force já rola pelas estradas da europa. A LOUD! foi a Dublin assistir ao concerto para termos ideia do que os fãs portugueses podem esperar hoje à noite, no Coliseu do Porto.

Texto e fotos: Jorge Botas

Às 7 da noite em ponto, os suecos Twilight Force sobem ao palco, vestidos a rigor com as suas roupas medievais – até orelhas de elfo havia! A banda concentrou a meia hora que esteve em palco no mais recente trabalho, «Heroes Of Mighty Magic», e os primeiros quatro temas foram desse disco. A curiosidade era perceber se o conjunto consegue reproduzir ao vivo o que faz em disco, e a resposta é positiva. Com quatro dos seis elementos a fazer coros, a mestria com que Lynd trata a guitarra e a voz de Chrileon a acertar todas as notas fazem do concerto uma boa experiência que não vai desiludir ninguém.

Twilight Force – Setlist
Battle Of Arcane Might
To The Stars
Riders Of The Dawn
Flight Of The Sapphire Dragon
Gates Of Glory
The Power Of The Ancient Force

Seguiram-se os lendários Accept, e se os Sabaton têm um tanque em palco, este panzer alemão preparou o terreno e arrasou! Um alinhamento de luxo, onde está incluída a “surpresa” «London Leatherboys». Os temas mais recentes encaixam-se na perfeição com os antigos, fazendo dos temas novos também clássicos, de alguma forma. As atenções centram-se em Wolf Hoffmann e na precisão com que vai debitando todas as notas e melodias que nos foi habituando ao longo dos anos. O vocalista Mark Tornillo também nos tem oferecido excelentes prestações, e até pode ser uma heresia o que vamos dizer a seguir, mas… não se sentem grandes saudades de Udo Dirkschneider. A secção rítmica está bem entregue a Peter Baltes – companheiro de luta de Wolf desde o inicio – e ao baterista Christopher Williams. O guitarrista Uwe Lulis completa a banda, permanecendo discreto mas bastante eficaz. Foram 60 minutos quase sem paragens, e que deixaram uma missão bastante complicada para os Sabaton tentarem superar.

Accept – Setlist
Stampede
Stalingrad
Restless And Wild
London Leatherboys
Final Journey
Princess Of The Dawn
Fast As A Shark
Metal Heart
Teutonic Terror
Balls To The Wall

Para quem nunca viu os Sabaton ao vivo e não faça ideia do que esperar, a resposta pode-se resumir a uma palavra: divertimento. Assistir a um concerto dos suecos é uma festa autêntica. A boa disposição de todos os elementos é uma constante, sem nunca menosprezar a música! Às vezes bandas deste género podem cair no erro de se focarem demasiado nas piadas e menos na música mas, felizmente, não é o caso dos Sabaton. As hostilidades abriram ao som de «Ghost Division» e a partir deste momento não houve um único segundo em que o público tenha ficado quieto, nem mesmo na versão acústica de «Final Solution» que acalmou os ânimos um pouco, rapidamente repostos com «Resist And Bite». O tema «Swedish Pagans» é já obrigatório de uma maneira ou de outra. Se a banda não o tem no alinhamento, o público faz questão de cantar a melodia e a partir dai não há outra hipótese. Do mais recente trabalho de estúdio e que serve de mote à digressão, «The Last Stand», não faltaram temas como «Winged Hussars», «Blood Of Bannockburn» e «Shiroyama». A terminar em grande, «To Hell And Back», com todo o público a saltar e a cantar. No final, talvez por os Sabaton terem tocado naquela mesma sala há dez meses atrás, as opiniões eram unânimes: os Accept tinham sido os grandes vencedores da noite. Contudo, os Sabaton não deixaram os créditos por mãos alheias, e conseguiram igualmente agarrar os fãs de princípio ao fim.

Sabaton – Setlist
Ghost Division
Sparta
Blood Of Bannockburn
Swedish Pagans
Carolus Rex
The Last Stand
Far From The Fame
Winged Hussars
Final Solution (acústico)
Resist And Bite
Night Witches
The Lion From The North
The Lost Battalion
Union (slopes of st. Benedict)
Primo Victoria
Shiroyama
To Hell And Back

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.