A notícia do falecimento de Alex Bucho, baixista dos ROT, ainda só tem algumas semanas, mas o disco já estava pronto e negociado. É nessas condições que a Larvae Records anuncia agora integrar a lendária banda brasileira no seu catálogo. Aquele que será o sexto longa duração dos grinders brasileiros, terá lançamento europeu através do selo nacional. Os formatos de CD e cassete estarão já disponíveis em Junho próximo, enquanto a edição em vinil está prevista para Dezembro. No território norte-americano, o calendário será idêntico, mas aí com selo Läjä Records. Na boa tradição grind, o álbum irá conter 25 temas, que irão ocupar 24 minutos de gravação.
Os brasileiros ROT formaram-se em 1990, tendo em Mendigo o seu único elemento da formação original. Alex Bucho entraria em 1995, permanecendo no grupo até 2008, quando o quarteto desbandou. Em 2012, regressou para nova formação, permanecendo nela até ao seu falecimento. “Como seria massa se você estivesse entre nós e visse este trabalho concluído”, afirmou a banda a propósito do novo trabalho, a que o falecido Alex Bucho “se dedicou como pode, mesmo estando ausente em alguns momentos, compensados pela raiva, vontade, determinação e talento ímpar de dar mais harmonia em riffs tão brutos e toscos quando ia aos ensaios”.
É por isso que declaram que o novo disco “ficou do jeito que você imaginou e brigou”, lembrando que o músico “estaria agora falando em comemorar, mas sem deixar de falar um palavrão bem alto para não perder os bons costumes”. O grupo conta com inúmeros lançamentos, quase sempre em formato split, com o último a ser divido com os CHIKARA. Curiosamente, o grupo prepara a sua estreia em terras portuguesas para a próxima edição do XXXapada na Tromba.