Os suíços RORCAL foram anunciados para dois concertos em Portugal, inseridos numa digressão de nove datas a decorrer em Fevereiro e na qual visitarão Portugal, Espanha, Euskadi e França. As datas nacionais são a 19 de Fevereiro no Disgraça (em Lisboa) e a 20 de Fevereiro no Woodstock69 Bar (no Porto).
Formados em 2005, em Genebra, os RORCAL preparam-se para editar o seu quinto longa-duração durante este ano. Ainda sem título, este será o sucessor do aclamado «Creon», de 2016. Drone, doom, black metal e sons ambiente misturados no seu som é a proposta deste quinteto que já gravou um split com os portugueses PROCESS OF GUILT. «Creon» relata a história de Antígona, contada do ponto de vista do seu tio, Creon. O interesse do grupo pela temática da antiguidade e das primeiras narrativas, levou o grupo a colocar nomes gregos, e com grafia grega, como título dos temas, apesar de nenhum dos elementos ser grego ou ter afinidades com o país ou a língua.
Apesar dos RORCAL apostarem fortemente na música e na imagem do colectivo, por oposição à individualidade de cada um, é sabido que o luso-descendente Diogo Almeida, guitarrista, integra também os IMPURE WILHELMINA, banda que há mais de vinte anos explora, através do seu som melancólico, as fronteiras do Rock e Metal. Também oriundos de Genebra, possuem em «Radiation» de 2017 um dos discos mais aclamados desse ano. Este sexto trabalho do quarteto, ajudou a definir, para muitos, como uns modernos KATATONIA.