ROCK IN RIO

ROCK IN RIO: Quer os AC/DC no Brasil em 2024

Porque, como tem ficado provado nos últimos anos, ao contrário do que se passa no ROCK IN RIO em Lisboa, ainda há ROCK no Rio de Janeiro.

Segundo o jornalista brasileiro José Norberto Flesch, uma fonte respeitada no que toca a espectáculos de bandas internacionais no Brasil, os roqueiros AC/DC estão em negociações para tocar na edição de 2024 do Rock In Rio, que acontecerá em Setembro do próximo ano no Rio de Janeiro. Na passada quarta-feira, 18 de Outubro, Flesch usou as suas redes sociais para revelar que a banda liderada por Angus Young tem estado em contacto com os organizadores do Rock In Rio para participar na edição de 40.º aniversário do evento.

Os AC/DC fizeram parte do cartaz da primeira edição do Rock In Rio, em 1985, que supostamente contou com a presença de cerca de 1,5 milhão de pessoas. O concerto foi organizado pelo empresário brasileiro Roberto Medina e contou com alguns dos maiores nomes da música rock na época, incluindo os QUEEN, IRON MAIDEN, OZZY OSBOURNE e YES. Os AC/DC visitaram o Brasil apenas mais duas vezes durante as décadas seguintes: em 1996, durante a digressão de «Ballbreaker», e em 2009, na rota de promoção ao álbum «Black Ice».

Por cá, após ter surpreendido com o anúncio da nova localização para a edição comemorativa de 20 anos do Rock in Rio – Lisboa, que vai decorrer no Parque Tejo, o festival revelou os nomes que se vão juntar a Ed Sheeran no Palco Mundo da Cidade do Rock, no dia 16 de junho de 2024. Calum Scott, o fenómeno da pop brasileira, Jão, e Fernando Daniel juntam-se ao artista britânico, prometendo um dia repleto de hits, mas sem um acorde rock.

a noite do passado dia 7 de Outubro, os AC/DC fizeram o seu primeiro concerto em sete anos no Power Trip Festival, em Indio, na Califórnia. Para este espectáculo, a formação da banda contou com os membros clássicos Brian Johnson na voz, Angus Young na guitarra e Cliff Williams no baixo ao lado de Stevie Young na guitarra e Matt Laug na bateria. É certo que os GUNS N’ ROSES e IRON MAIDEN já tinham deixado a fasquia elevada com as suas actuações na noite inaugural do evento, mas os AC/DC mostraram-se à altura do desafio e não revelaram quaisquer sinais de cansaço.

O concerto arrancou logo com uma surpresa: «If You Want Blood (You’ve Got It)». Esta foi a primeira vez que os AC/DC começaram uma actuação com a canção de «Highway To Hell» e, a partir desse momento, o quarteto atirou-se com garra considerável a um alinhamento de 24 temas e apresentou clássicos atrás de clássicos, com a música seguinte a ser a antémica «Back In Black», seguida de outras favoritas dos fãs como «Thunderstruck»«Hells Bells»«You Shook Me All Night Long» ou «Highway To Hell».

Sendo que esta foi a primeira actuação dos AC/DC desde o lançamento do seu mais recente álbum de estúdio, «Power Up», de 2020, o concerto no Power Trip Festival viu a banda estrear ao vivo os singles «Demon Fire» e «Shot In The Dark». Como seria de esperar, para o encore, voltaram aos clássicos, com rendições de «T.N.T.» e «For Those About To Rock (We Salute You)».

Recorde-se que o último espectáculo dos AC/DC tinha acontecido em Setembro de 2016, com Axl Rose a substituir Johnson, que estava a sofrer com problemas auditivos. O concerto de 7 de Outubro marcou a primeira actuação de Brian Johnson desde Fevereiro de 2016 e, se seguires este link, podes ficar com uma boa ideia de como correu este regresso aos palcos.