Porque, como tem ficado provado nos últimos anos, ao contrário do que se passa no ROCK IN RIO em Lisboa, ainda há ROCK no Rio de Janeiro.
Segundo o jornalista brasileiro José Norberto Flesch, uma fonte respeitada no que toca a espectáculos de bandas internacionais no Brasil, os roqueiros AC/DC estão em negociações para tocar na edição de 2024 do Rock In Rio, que acontecerá em Setembro do próximo ano no Rio de Janeiro. Na passada quarta-feira, 18 de Outubro, Flesch usou as suas redes sociais para revelar que a banda liderada por Angus Young tem estado em contacto com os organizadores do Rock In Rio para participar na edição de 40.º aniversário do evento.
Os AC/DC fizeram parte do cartaz da primeira edição do Rock In Rio, em 1985, que supostamente contou com a presença de cerca de 1,5 milhão de pessoas. O concerto foi organizado pelo empresário brasileiro Roberto Medina e contou com alguns dos maiores nomes da música rock na época, incluindo os QUEEN, IRON MAIDEN, OZZY OSBOURNE e YES. Os AC/DC visitaram o Brasil apenas mais duas vezes durante as décadas seguintes: em 1996, durante a digressão de «Ballbreaker», e em 2009, na rota de promoção ao álbum «Black Ice».
Por cá, após ter surpreendido com o anúncio da nova localização para a edição comemorativa de 20 anos do Rock in Rio – Lisboa, que vai decorrer no Parque Tejo, o festival revelou os nomes que se vão juntar a Ed Sheeran no Palco Mundo da Cidade do Rock, no dia 16 de junho de 2024. Calum Scott, o fenómeno da pop brasileira, Jão, e Fernando Daniel juntam-se ao artista britânico, prometendo um dia repleto de hits, mas sem um acorde rock.
a noite do passado dia 7 de Outubro, os AC/DC fizeram o seu primeiro concerto em sete anos no Power Trip Festival, em Indio, na Califórnia. Para este espectáculo, a formação da banda contou com os membros clássicos Brian Johnson na voz, Angus Young na guitarra e Cliff Williams no baixo ao lado de Stevie Young na guitarra e Matt Laug na bateria. É certo que os GUNS N’ ROSES e IRON MAIDEN já tinham deixado a fasquia elevada com as suas actuações na noite inaugural do evento, mas os AC/DC mostraram-se à altura do desafio e não revelaram quaisquer sinais de cansaço.
O concerto arrancou logo com uma surpresa: «If You Want Blood (You’ve Got It)». Esta foi a primeira vez que os AC/DC começaram uma actuação com a canção de «Highway To Hell» e, a partir desse momento, o quarteto atirou-se com garra considerável a um alinhamento de 24 temas e apresentou clássicos atrás de clássicos, com a música seguinte a ser a antémica «Back In Black», seguida de outras favoritas dos fãs como «Thunderstruck», «Hells Bells», «You Shook Me All Night Long» ou «Highway To Hell».
Sendo que esta foi a primeira actuação dos AC/DC desde o lançamento do seu mais recente álbum de estúdio, «Power Up», de 2020, o concerto no Power Trip Festival viu a banda estrear ao vivo os singles «Demon Fire» e «Shot In The Dark». Como seria de esperar, para o encore, voltaram aos clássicos, com rendições de «T.N.T.» e «For Those About To Rock (We Salute You)».
Recorde-se que o último espectáculo dos AC/DC tinha acontecido em Setembro de 2016, com Axl Rose a substituir Johnson, que estava a sofrer com problemas auditivos. O concerto de 7 de Outubro marcou a primeira actuação de Brian Johnson desde Fevereiro de 2016 e, se seguires este link, podes ficar com uma boa ideia de como correu este regresso aos palcos.