O festival holandês ROADBURN, cuja edição de 2020 terá lugar entre 16 e 19 de Abril na cidade de Tilburg, tem-se afirmado na última década com um dos maiores destinos de “culto” da música pesada, experimental e alternativa, com inúmeras reuniões improváveis, concertos únicos e colaborações exclusivas a acontecerem todos os anos. Foram anunciados há pouco os primeiros nomes para a edição de 2020. A saber:


À cabeça, os curadores – ao contrário do que é habitual, o Roadburn 2020 terá dois curadores, que irão ter cada um deles a sua própria “fatia” de escolha de artistas para o festival. São eles a bem conhecida EMMA RUTH RUNDLE, cujas aparições nos últimos anos foram tão bem recebidas que a sua relação com o festival culmina agora na curadoria, e James Kent, o músico por trás de PERTURBATOR, a entidade que ajudou a trazer o synthwave para a ribalta da música pesada nos últimos anos. Ao longo dos próximos meses, iremos acompanhar as escolhas de cada um para o festival.



Para além dos curadores, também as peças comissionadas foram anunciadas. É uma iniciativa apenas com um par de anos, mas que já se tornou parte integrante do festival – todos os anos se juntam artistas em colaborações exclusivas para criar música nova especialmente para o festival, recorde-se por exemplo a Waste Of Space Orchestra, que juntou os Oranssi Pazuzu e os Dark Buddha Rising, cujo álbum editado, «Syntheosis», consiste precisamente da música que criaram para o Roadburn 2018. Este ano, cabe à violoncelista Jo Quail criar uma nova peça que interpretará com o conjunto de trombonistas New Trombone Collective; aos Vile Creature e Bismuth juntarem-se para algo que se prevê ser ainda mais ultra-pesado e sufocante do que cada uma delas já mostrou ser; e finalmente ao curador James Kent unir esforços com Johannes Persson dos Cult Of Luna, uma colaboração de resultado absolutamente imprevisível.

Finalmente, foi também anunciado aquele que será um dos nomes principais do cartaz “regular” do Roadburn 2020, Julie Christmas. A norte-americana vai dar um concerto único, acompanhada de uma banda na qual vão pontificar Johannes Persson dos Cult Of Luna e Laura Pleasants, ex-Kylesa, e irá interpretar temas de toda a sua carreira, incluindo as suas antigas e altamente influentes bandas Battle Of Mice e Made Out Of Babies.
Os bilhetes para o Roadburn vão estar à venda a partir de dia 24 de Setembro, e vamos manter-vos actualizados assim que houve mais anúncios e mais informação.