ROADBURN 2019 – cabeça de cartaz, curador e primeiros nomes anunciados

O festival ROADBURN, já habitual ponto de peregrinação europeia para os fãs das sonoridades mais pesadas e aventureiras, que se irá realizar de 11 a 14 de Abril na cidade de Tilburg, na Holanda, anunciou hoje alguns dos nomes principais que irão constituir o cartaz da edição de 2019. Depois de, ainda durante a edição deste ano, terem sido anunciados os nomes dos Heilung, Louise Lemón e o regresso dos lendários GORE, o dia de hoje proporcionou mais um “terramoto” daqueles, já habitual nos anúncios do festival, pela dimensão dos nomes e pelo potencial de concertos únicos e invulgares que o evento proporciona normalmente. 2019 parece, acima de tudo, bem mais “metalizado” do que é costume no festival holandês. A saber:

SLEEP

Os Sleep vão ser um dos grandes destaques do Roadburn 2019, com nada menos que dois concertos inesquecíveis para asssinalar os seus 27 anos de carreira: no Sábado, dia 13, vão tocar na íntegra o mítico «Holy Mountain», e no dia seguinte será a vez do álbum deste ano, «The Sciences», receber o mesmo tratamento. Um fim de semana em grande para os fãs da banda de Matt Pike e Al Cisneros.

 

 

TOMAS LINDBERG

O curador desta edição – uma figura que é uma constante no Roadburn, responsável pela escolha de vários artistas do cartaz, num evento dentro do evento, um posto que já contou com nomes como Tom G. Warrior, Mikael Åkerfeldt, Neurosis, Voivod ou Sunn O))) – é uma figura cara ao mundo do metal extremo. Tomas Lindberg, Tompa para os amigos, vocalista dos eternos At The Gates e de inúmeras outras bandas, vai ser a figura central do próximo Roadburn, depois de ter actuado em 2016 com os seus Disfear. O seu evento chamar-se-á The Burning Darkness, um óbvio piscar de olho aos fãs mais antigos dos At The Gates, e a coisa promete. “O Roadburn para mim sempre teve a ver com ecletismo e música underground de todos os estilos que precisa da nossa atenção. Estou super entusiasmado, vemo-nos lá!“, anunciou Lindberg.

 

HAVE A NICE LIFE, BIRDS IN ROW, MIDNIGHT E MAIS

 

 

 

 

 

 

 

Para além dos nomes “maiores”, há muito mais onde “enfiar o dente” neste primeiro anúncio. Apesar de faltarem ainda muitos nomes num cartaz que abarca seis palcos e ultrapassa normalmente as 100 bandas, os franceses Birds In Row, que editaram recentemente o seu novo álbum «We Already Lost The World», os brutamontes dos Midnight, que vão tentar compensar o cancelamento da tour europeia de 2016 já com «Sweet Death And Ecstasy» na bagagem, e os Have A Nice Life, nome de absoluto culto que tem no «Deathconsciousness» de 2008 um marco incontornável neste século, e celebrará o décimo aniversário desse disco tocando-o na íntegra, para além de um concerto “normal” que irão também proporcionar. Para além destes, os Seven That Spells e os Vile Creature completam este primeiro anúncio.

Nas próximas semanas será anunciada toda a informação para a aquisição de bilhetes.

Entretanto, podem ver em baixo um documentário sobre a edição de 2018 feita pela Never Mind The Hype, e ouvir os streams áudio de vários concertos aqui.