THE INSPECTOR CLUZO

«New Gods, New Masters», o novo álbum dos REVOCATION, chega em Setembro e conta com uma lista de convidados de peso, entre os quais se contam Jonny Davy, Travis Ryan e Luc Lemay.

Os REVOCATION estão de regresso com um novo manifesto sonoro, que antecipa o lançamento do novo álbum da banda, intitulado «New Gods, New Masters», que será editado no dia 26 de Setembro através da Metal Blade Records. Com nove temas intensos e carregados de crítica social, o sucessor do aclamado «Netherheaven» promete elevar ainda mais o estatuto da banda no panorama do death/thrash técnico contemporâneo.

Como primeiro avanço, os REVOCATION divulgaram o tema «Cronenberged», que conta com uma participação especial de Jonny Davy, vocalista dos JOB FOR A COWBOY. O tema é uma homenagem assumida ao cinema de horror corporal popularizado por David Cronenberg, com Dave Davidson, líder, guitarrista e vocalista do grupo, a explicar: “Sou um grande fã de ficção científica e horror corporal. Esta faixa é inspirada nesse universo, e o título é uma referência à série ‘Rick And Morty’.

Disponível no player em cima, o vídeo-clip que acompanha «Cronenberged» está carregado de efeitos práticos e cenas de gore que não deixam margem para dúvidas quanto à estética do novo longa-duração dos REVOCATION. “Foi tão divertido criar um mini-filme de horror sci-fi. Transformar-me num monstro tentacular horrível foi um verdadeiro deleite. Sabia que estávamos a fazer um bom trabalho quando a equipa de filmagens da My Good Eye começou a ficar enjoada com os efeitos fora do ecrã”, conta Davidson, entre risos.

Segundo o guitarrista, vocalista e fundador dos REVOCATION, este novo LP marca uma clara evolução relativamente ao anterior: “Estou sempre a refinar a minha arte e a tentar melhorar. Este disco representa um ponto alto em termos de composição e interpretação”. Essa melhoria é, na maioria, atribuída à nova química estabelecida com os mais recentes membros do grupo, o guitarrista Harry Lannon e o baixista Alex Weber, que vieram reforçar uma formação já consolidada com o baterista Ash Pearson. “Tem sido um prazer tocar com estes músicos. Há uma nova energia, tanto em estúdio como em palco”, sublinha o Sr. Davidson.

Por seu lado, o conceito por trás do título «New Gods, New Masters» parte de uma reflexão profunda sobre o impulso humano para a adoração. “Parece que essa necessidade está codificada no nosso ADN. À medida que a ciência e o nosso entendimento do universo evoluem, as religiões dos deuses antigos tornam-se obsoletas. No entanto, substituímos esses deuses antigos por novos — veneramos a tecnologia e criamos uma idolatria quase religiosa em torno de inovadores”, explica Davidson.

Um dos temas centrais do disco é, assim, a crescente dependência tecnológica e os perigos associados ao desenvolvimento da inteligência artificial. “Estou profundamente preocupado com o rumo que isto pode tomar, seja numa marcha lenta para uma distopia tecnológica, seja num caminho para a aniquilação total da nossa espécie.” A produção de «New Gods, New Masters» ficou a cargo do próprio Dave Davidson, e tanto a mistura como a masterização foram asseguradas por Jens Bogren.

Além de Jonny Davy, o novo disco dos REVOCATION conta ainda com mais uma quantas colaborações de peso: Travis Ryan (dos CATTLE DECAPITATION), Luc Lemay (dos GORGUTS) e o guitarrista de jazz Gilad Hekselman muito ajudaram a alargar a amplitude estilística e conceptual invulgar dentro do universo extremo da banda. O trabalho gráfico, que pode ser visto em baixo, ficou nas mãos do reputado Paolo Girardi, responsável por capas de bandas como BELL WITCH, MOTHER OF GRAVES, BLACK BREATH e CRYPTOPSY. Entretanto, as pré-encomendas dos formatos físicos serão disponibilizadas nos próximos dias através da loja oficial da Metal Blade Records.

01. New Gods, New Masters | 02. Sarcophagi Of The Soul | 03. Confines Of Infinity (feat. Travis Ryan) | 04. Dystopian Vermin | 05. Despiritualized | 06. The All Seeing (feat. Gilad Hekselman) | 07. Data Corpse | 08. Cronenberged (feat. Jonny Davy) | 09. Buried Epoch (feat. Luc Lemay)