Os suecos TRÄD, GRÄS OCH STENAR e HILLS encabeçam o primeiro rol de confirmações para o cartaz do REVERENCE FESTIVAL SANTARÉM, que se realiza a 8 e 9 de Setembro, na idílica zona do Parque da Ribeira de Santarém.
O REVERENCE FESTIVAL SANTARÉM, que celebra em 2017 o seu quarto aniversário, tem já data marcada para os dias 8 e 9 de Setembro, na idílica zona do Parque da Ribeira de Santarém, localizado nas margens do Rio Tejo. Entre as primeiras confirmações para o cartaz desta edição estão as misteriosas troupes suecas TRÄD, GRÄS OCH STENAR e HILLS, dois nomes de culto comprovado no efervescente universo da música psicadélica.
Se a Suécia pode dizer que tem o seu próprio equivalente aos Amon Düül, então temos de falar dos Träd, Gräs Och Stenar. A actuar pela primeira vez em Portugal no palco do REVERENCE FESTIVAL SANTARÉM, este histórico colectivo sueco juntou-se no final dos anos 60 e, entre 1969 e 1972, afirmou-se como uma das mais excitantes propostas musicais saídas da Escandinávia e um dos pioneiros do movimento progg que tomou de assalto o país nesses anos de efervescente criatividade alucinada. Foi nesse período que lançaram álbuns incontornáveis do movimento como «Djungelns Lag», «Rock för Kropp och Själ» ou «Mors Mors», antes de cessarem actividades por divergências criativas. Acabam por voltar à vida no início da década de 90 e, desde então, as suas atuações têm sido esporádicas, pelo que é sempre uma experiência única vê-los em palco.
Numa cultura obcecada com o conteúdo, a saturação de informação e a exposição contínua, é raro encontrar artistas que cultivem um caminho fora do olhar público. Também a actuar pela primeira vez em Portugal, os Hills estão entre os mais notáveis reclusos contemporâneos do movimento psicadélico, mas para os melómanos à caça de sons entusiasmantes, para os místicos da guitarra e para os visionários do terceiro olho, podem muito bem qualificar-se como um dos maiores mistérios da cultura psych moderna. Oriundos de Gotemburgo, diz-se que são compostos por músicos dos influentes Goat – ou, pelo menos, parte deles a tocar sem máscaras – e, desde a formação do projeto em 2009, têm vindo a construir uma reputação inabalável graças a discos tão aplaudidos como «Master Sleeps», «Frid», «Uncollected Sound» ou «Alive At Roadburn».
A nível internacional, está também já confirmada a presença dos DESERT MOUNTAIN TRIBE, IS BLISS, DR. SPACE e QUENTIN GAS & LOS ZINGAROS.
Referenciada como um dos principais selos de rock psicadélico underground da europa, a reputada editora londrina Fuzz Club irá comemorar o seu 5º aniversário numa parceria com o REVERENCE, o que trará às margens do Rio Tejo algum do melhor neo-psicadelismo que se faz hoje em dia no planeta. Do lote de bandas que subirão aos palcos instalados no Parque da Ribeira de Santarém constam os THE UNDERGROUND YOUTH, THROW DOWN BONES, NONN, THE GLUTS e 10000 RUSSOS.
Sempre presente no conceito do festival, está o apoio à cena alternativa nacional sendo que, para a edição de 2017, está garantido um respeitável contingente de bandas emergentes portuguesas, a saber: LÖBO, NÉVOA, WILDNORTHE, CONJUNTO!EVITE, COWS CAOS, PÁS DE PROBLÈME, ZARCO, ASIMOV & THE HIDDEN CIRCUS, GOSSAMERS, CHINASKEE & OS CAMPONESES, THE MELANCHOLIC YOUTH OF JESUS, CUT, TREN GO! SOUND SYSTEM, ROYAL BERMUDA, TWO PIRATES AND A DEAD SHIP, I AM THE GHOST OF MARS, IGUANA, GROAL e F’RRUGEM.
Nos próximos dias serão anunciados os restantes nomes do cartaz, que prometem fazer desta quarta edição do REVERENCE FESTIVAL SANTARÉM uma enorme celebração do melhor que a música underground tem para oferecer.
Mais informações aqui.