Há muitos anos atrás, era possível encontrar-se rock e metal nos canais de TV e até mesmo, pasme-se, ver artistas convidados para cerimónias de entrega de prémios. Era a época em que a MTV não tinha vergonha do rock. No auge do denominado hair metal, com Bon Jovi a revelar-se um artista multiplatinado, em alta rotação no canal de música, este resolveu convidar o músico para encerrar a cerimónia dos MTV Vídeo Awards de 89. Foi uma edição que viu Neil Young tocar ao vivo, Guns N’Roses e Living Color receberem prémios e o encerramento com os Bon Jovi, sempre um momento alto na cerimónia e, no caso particular, um momento celebrado pela Classic Rock como o melhor de sempre dos prémios da MTV.
Após «Slippery When Wet» e «New Jersey», produzidos pro Bruce Fairbairn e reunindo entre eles, dezanove discos de platina, só no mercado dos Estados Unidos, seria de esperar uma performance à altura dos vídeo-clips ou da produção polida dos discos, mas o que Bon Jovi, ladeado por Richie Sambora, ofereceu, foi um dueto acústico, em que a música e a melodia falaram por si. Sem inovar, pois Elvis já o tinha feito muito antes, no célebre «’68 Comeback Special», a dupla de músicos, criou uma onda que se revelaria popular e nesta actuação criaria o momento de promoção a uma série do canal musical que se estrearia em Novembro desse mesmo ano: MTV Unplugged.
Depois desta noite, e graças aos Bon Jovi, qualquer grupo de Heavy Metal passou a encontrar o formato para ir tocar a uma loja ou enfrentar um programa da manhã num qualquer canal popular da TV, sem se comprometer muito: o acústico!