Em Viveiro, no próximo ano tudo vai acontecer de 28 de Junho a 1 de Julho, com o mote “Where We Belong”. Há já muito tempo que o RESURRECTION FEST se define como um festival de fãs, para os fãs e, em 2023, apresenta os regressados PANTERA, os GHOST e os SLIPKNOT como cabeças-de-cartaz. Será o regresso à Península Ibérica de um nome grande do metal, que agora integra Zakk Wylde e Charlie Benante ao lado de Phil Anselmo e Rex Brown. No caso dos GHOST é mais uma presença que se pode mesmo especular que visite Portugal por essa altura. Certo é que a banda sueca estará também presente no cartaz do Primavera Sound, em Barcelona. Finalmente, os SLIPKNOT são um regresso após quatro anos e um novo disco. Fica uma nota para o facto da data do colectivo liderado por Corey Taylor ser exclusiva para território espanhol, o que permite especular sobre a sua presença em Portugal, também em 2023.
Entre os restantes nomes, há muito para rever ou ver pela primeira vez. Mono e Amenra certamente que atrairão uns, enquanto Konvent ou Carpathian Forest levarão outros ao festival. O mesmo se pode dizer dos Papa Roach, Alter Bridge ou Black Flag, tal como dos Powerwolf, Meshuggah, Amaranthe ou Behemoth. Como sempre, a organização do evento aposta em diversos estilos, como se pode atestar pela presença de nomes como Architects, Hatebreed, Alcest, Kadavar ou Lacuna Coil, ao mesmo tempo que tenta divulgar novo talento, como é o caso dos The Inspector Cluzo, Imperial Triumphant ou Sylvaine. A realidade é que este anúncio ainda não é definitivo, podendo esperar-se ainda mais alguns nomes fortes no cartaz do festival para 2023. Serão quatro dias, com total de mais de 100 bandas, das quais apenas menos de duas dezenas são espanholas. Entre esta quase centena de confirmações inicial, cerca de cinquenta vão fazer a sua estreia nos palcos do festival galego. Podes conferir o alinhamento completo em baixo. Os bilhetes vão ser postos à venda já amanhã, dia 1 de Dezembro, pelas 13:00 em Portugal.
Como noticiado anteriormente, as coisas estão definitivamente a “aquecer” no mundo dos PANTERA, com a banda a divulgar recentemente um novo e dramático teaser com imagens captadas durante os ensaios para digressão que se avizinha. Podes conferir o vídeo aqui. Como noticiado anteriormente, a nova formação do lendário grupo — que junta o vocalista Philip Anselmo e o baixista Rex Brown ao guitarrista Zakk Wylde e ao baterista Charlie Benante — já começou a ensaiar para os espectáculos que aí vêm e, no passado dia 21 de Novembro, Benante usou as suas redes sociais para mostrar algumas fotografias dos músicos juntos. “Duas semanas em New Orleans com estes rapazes! Tem sido muito trabalho, mas como poderia não ser?“, escreveu Charlie. “Isto é por amor ao Vinnie e ao Dime, aos fãs e a música que estes quatro criaram. Estou realmente a gostar de tocar estas canções — elas soam muito bem! Além disso, é emocionante e está a começar a bater-me… Até breve, estou a precisar de uma bebida“. Desde que as primeiras notícias sobre o regresso do grupo surgiram durante o Verão, Wylde e Benante já falaram várias vezes sobre o seu envolvimento, mas nem Anselmo nem Brown se tinham pronunciado. Ontem, isso mudou, uma vez que o baixista original dos PANTERA partilhou uma foto sua com Wylde e Benante, assim como um breve comentário: “Preparem-se, pessoal, isto vai ser uma viagem do caraças… E ainda um pouco mais!“, escreveu ele.
Os PANTERA voltaram recentemente à actividade com o anúncio de que os dois elementos sobreviventes da formação clássica do quarteto, Phil Anselmo e Rex Brown iam juntar-se a Wylde (OZZY OSBOURNE, BLACK LABEL SOCIETY) e Benante (dos ANTHRAX) para fazerem concertos em 2023. Depois de anunciada a participação em alguns festivais na América do Sul antes de 2022 chegar ao fim, já se sabia também que os PANTERA iam actuar também no Rock Am Ring e no Rock Im Park, dois festivais simultâneos de rock, que têm lugar de 2 a 4 de Junho na Alemanha. Entretanto, a conta oficial dos PANTERA no Instagram foi actualizada com um vídeo que esclarecia que os espectáculos são “Para os irmãos. Para os fãs. Para o legado“. Os “irmãos” a que e referem são, obviamente, os falecidos Abbott, o Dimebag Darrell e o baterista Vinnie Paul, que fundaram o grupo texano.
No passado dia 22 de Novembro, os músicos acrescentaram nove datas à tour europeia que vão já fazer durante a Primavera e o Verão de 2023. A juntar aos há anunciados concertos nos festivais TONS OF ROCK, a ter lugar de 22 a 24 de Junho, em Oslo, Rock Am Ring e Rock Im Park, na Alemanha, duas maratonas simultâneas de rock, que têm lugar de 2 a 4 de Junho em Nürburgring e Nürnberg, surgem agora mais uma série de cidades e países, com os músicos a acrescentarem à lista de países contemplados. E sim, é verdade que ainda estão distantes do sul da Europa mas, tendo a quantidade de dias livres no itinerário, o passo seguinte para a banda é mover-se no sentido esquerdo do mapa, depois de passarem pela Bulgária, Roménia, Hungria, Áustria, Polónia, Rep. Checa, Alemanha e, em mais um set de festival, no Copenhell, na Dinamarca. Para mais detalhes, podes ver todas as datas já confirmadas aqui.