Reba Meyers revela «Clouded World», um single intenso gravado com Steve Albini. O álbum de estreia a solo já está prometido para 2026.
Após ter-se estreado a solo com «Certain Uncertainty» no final de 2024, e lançado «Got Your Hold On Me» em Abril deste ano, REBA MEYERS, guitarrista dos CODE ORANGE e parte integrante da banda ao vivo de Marilyn Manson, deu hoje um passo decisivo na sua carreira com o lançamento de «Clouded World», um novo single a solo gravado pelo lendário produtor Steve Albini apenas seis meses antes da sua morte.
O tema, já disponível nas plataformas digitais, vem acompanhado por um vídeo-clip e marca o início de uma nova fase na trajetória artística da norte-americana, que anunciou também a sua primeira digressão a solo nos Estados Unidos, marcada para o mês de Agosto. Recorde-se que este é o terceiro single que Meyers assina a solo, mas é o primeiro a surgir com uma ambição declarada de continuidade. Segundo o comunicado oficial, «Clouded World» será a faixa-título do seu álbum de estreia a solo, com edição prevista para o início de 2026.
Gravado nos estúdios Electrical Audio, em Chicago, o tema reflete a abordagem directa e sem filtros que sempre caracterizou o trabalho de Albini. Guitarras ásperas, bateria imensa e produção deliberadamente crua sublinham a urgência da canção, que se move numa tensão entre o rock alternativo e o noise. Reba Meyers sublinha essa experiência de gravação analógica como algo transformador:
“O Steve defendia o meio das gravações físicas, e esse processo incentiva, por natureza, o compromisso com a imperfeição”, afirma ela. “Quero abraçar o caos e a dureza da vida, o que inclui as nossas imperfeições, porque tanto a sua beleza como a sua fealdade conseguem, muitas vezes, inspirar-nos e ensinar-nos sobre o nosso interior.”
A mensagem da canção vai mais longe e assume uma dimensão crítica em relação à condição humana contemporânea. “Demasiados aspectos da condição humana moderna são excessivamente trabalhados e orquestrados”, diz Meyers. “Afastámo-nos muito dos nossos instintos primitivos e estamos tão distraídos pelas inúmeras ferramentas ao nosso dispor que esquecemos que as nossas imperfeições humanas são aquilo que nos torna especiais e imprevisíveis.” Visualmente, o vídeo de «Clouded World», realizado por Kane Hibberd, reforça esta estética de contraste e desconforto.
Lançada em Abril, «Got Your Hold On Me» apresentou-se como uma proverbial balada dream pop apoiada em subtis batidas sintetizadas e atmosferas gélidas, expandindo ainda mais o leque sonoro da artista norte-americana.
Produzida pela própria Meyers e misturada pelo reputado Steve Evetts (famoso pela sua associação a bandas como The Cure e The Wonder Years, entre muitas outras), a canção traz uma pulsação electrónica reminiscente de «When Doves Cry», do ícone Prince, acompanhada por sintetizadores etéreos e um solo emotivo que ecoa o espírito do início dos 90s. A masterização ficou a cargo de Alan Douches, reforçando a qualidade sonora deste segundo avanço para o aguardado álbum de estreia da guitarrista.
A nível lírico, «Got Your Hold On Me» surge como uma reflexão sobre o impacto avassalador do amor e as emoções extremas que dele advêm. Meyers descreve essa experiência como uma batalha entre dor e sobrevivência emocional: “Ser humano é doloroso. Ser humano e amar qualquer coisa ou pessoa é ainda mais doloroso. Espero que todos possamos encontrar algo que nos ajude a lidar com isso, sem que nos mate ou nos transforme em robôs sem emoção”, diz ela numa breve declaração.
Enquanto se prepara para lançar o seu primeiro álbum a solo ainda este ano, REBA MEYERS mantém-se activa também no universo de Marilyn Manson, com quem volta à estrada durante a Primavera para uma digressão que começa nos Estados Unidos e termina no Sagres Campo Pequeno, em Lisboa, no dia 30 de Novembro. Como noticiado ontem, o concerto em Portugal promete ser uma experiência para mais tarde recordar, onde a teatralidade característica de MARILYN MANSON estará em plena força.
Fiel ao seu estilo provocador e confrontacional, o artista apresentará um alinhamento que combina temas icónicos do seu vasto fundo de catálogo com os temas de «One Assassination Under God – Chapter 1». Portanto, canções tão icónicas como «The Beautiful People», «Disposable Teens» ou «Tourniquet» são presenças esperadas no alinhamento, intercaladas com os novos temas que exploram questões como o caos social, a moralidade em declínio e os dilemas da religião e da política na era moderna.
Os bilhetes para o concerto de MARILYN MANSON em Lisboa estarão disponíveis para pré-venda a partir de 2 de Abril, às 10:00, com a venda geral a arrancar a 4 de Abril, também às 10:00, em primeartists.eu e nos locais habituais.
