Na bagagem, os RATOS DE PORÃO trazem uma mão cheia de clássicos e também o seu mais recente LP de estúdio, intitulado «Necropolítica».
Após terem actuado no Hell Of A Weekend, evento que decorreu no LAV – Lisboa Ao Vivo em 2024, as lendas brasileiras RATOS DE PORÃO regressam novamente ao nosso país este ano para uma actuação no festival Alvalade Arise, agendado para acontecer nos dias 23 3 24 de Maio, em Alvalade, localidade alentejana situada no Município De Santiado do Cacém.
“Nos dias 23 e 24 de Maio de 2025 celebra-se a décima edição do Alvalade Arise com um cartaz cheio de variedade que irá pôr a vila Alentejana de Alvalade em alvoroço!”, lê-se num comunicado divulgado pela organização do Alvalade Arise. “Entre os nomes já confirmados o destaque vai para os brasileiros Ratos de Porão que estão de regresso ao Portugal, naquela que será a sua única data no nosso país em 2025.”
Já confirmados no cartaz estão também os nacionais MATA- RATOS, ALBERT FISH, MEDO, AGAINST THEM ALL, OKKULTIST, SPITGOD, EQUALEFT, YAATANA e BLACK WIDOWS, com a promessa de mais nomes a serem anunciados em breve. Os ingressos para o festival, com um desconto de pré-venda até dia 31 de Março, já estão disponíveis através da Letsgo.pt.
à semelhança do que aconteceu no ano passado, os RATOS DE PORÃO trazem na bagagem o seu mais recente álbum de estúdio, intitulado «Necropolítica». Depois de quase uma década sem lançar qualquer material inédito, a banda de punk/hardcore/metal liderada pelo carismático João Gordo editou por fim o seu mais recente álbum de originais no dia 13 de Maio de 2023 através da Shinigami Records. Segundo o comunicado de imprensa, “o álbum traz várias críticas sociais que se centram especialmente no termo cunhado em 2003 pelo filósofo e teórico político camaronês Achille Mbembe“, que dá título ao sucessor de «Século Sinistro», de 2014.
Recorde-se que, segundo declarações do vocalista João Gordo, feitas antes de entrar no estúdio Family Mob para gravar este material, o disco foi descrito como sendo “uma tijolada e penso que está um LP bem maduro. Como não tem muita pitada minha de rebeldia, de coisa séria de maldade, ficou um disco bem maduro e bem metal”. Hoje formados por Gordo, Jão na guitarra, Juninho no baixo e Boka na bateria, os RATOS DE PORÃO comemoraram uns épicos 40 anos de carreira em 2021 e continuam a ser conhecidos internacionalmente como uma referência do seu género.