Na semana em que se confirmou o regresso dos RATOS DE PORÃO para aquele que poderá ser o último concerto da banda brasileira em Portugal, revisitamos quatro décadas de uma carreira com tantos altos como baixos.
Formados no início da década de 80, os brasileiros RATOS DE PORÃO já atingiram a invejável meta das quatro décadas de carreira e a 28 de Novembro de 2020, celebraram a ocasião com uma transmissão ao vivo muitíssimo especial. O livestream patrocinado pela VANS foi transmitido ao vivo e de forma gratuita, directamente do estúdio da Family Mob, em São Paulo.
A “festa”, a que podes assistir no player em baixo, dividiu-se em quatro blocos distintos, cada um dedicado a uma época, dos anos 80 às duas primeiras décadas do Séc. XXI, que passaram a pente fino a alucinante carreira de uma das mais famosas bandas brasileiras de peso de todos os tempos.
Liderados pelo inconfundível João Gordo, os RATOS DE PORÃO — cuja formação fica hoje completa com Jão na guitarra, Juninho no baixo e Boka na bateria — interpretou canções de todos os seus discos, da estreia «Crucificados Pelo Sistema» até «Século Sinistro».
No entanto, a transmissão ao vivo incluiu também depoimentos de músicos que fizeram parte da história da banda, imagens raras e interatividade entre os músicos e os espectadores. Incluídos na extensa lista de convidados figuraram Andreas Kisser (dos SEPULTURA), Supla, Mano Brown e Rodrigo Lima (dos DEAD FISH), entre muitos outros.
Recorde-se que, esta semana, os RATOS DE PORÃO foram confirmados na edição de 2024 do Hell Of A Weekend. O festival organizado pela Hell Xis, vai regressar finalmente a Lisboa nos dias 20 e 21 de Julho após um hiato de seis anos. Também já assegurada está a presença das lendas do punk rock californiano DESCENDENTS. Os bilhetes para os dois dias da edição de 2024 do Hell Of A Weekend estão disponíveis no site da Clockwork Store. O cartaz final e os bilhetes diários serão disponibilizados em breve.
Para esta estreia no Hell Of A Weekend, além dos clássicos, os RATOS DE PORÃO trazem na bagagem também o seu mais recente álbum, «Necropolítica», que foi editado em 2022. Depois de quase uma década sem lançar qualquer material inédito, a banda de punk/hardcore/metal editou finalmente um novo álbum através da Shinigami Records. Segundo um comunicado de imprensa, “o álbum traz várias críticas sociais que se centram especialmente no termo cunhado em 2003 pelo filósofo e teórico político camaronês Achille Mbembe“, que dá título ao sucessor de «Século Sinistro», de 2014.
Recorde-se que, segundo declarações do vocalista João Gordo, feitas antes de entrar no estúdio Family Mob para gravar este material, o disco foi descrito como “uma tijolada e penso que está um trabalho maduro. Como não tem muita pitada minha de rebeldia, de coisa séria de maldade, ficou um disco bem maduro e bem metal”. Hoje formados por João Gordo, Jão na guitarra, Juninho no baixo e Boka na bateria, os RATOS DE PORÃO comemoraram quatro décadas de carreira em 2021 e continuam a ser reconhecidos internacionalmente como uma referência do seu género.