RANCID

RANCID: O EP de estreia das lendas do punk está finalmente disponível digitalmente [streaming]

Uma boa oportunidade para perceber como soavam os RANCID em 1992, poucos meses depois de terem começado a tocar juntos.

Esta semana, o EP homónimo de estreia dos lendários RANCID foi finalmente disponibilizado em todos os serviços de streaming digital pela primeira vez. O disco foi lançado originalmente em 1992 em edição limitada em vinil de sete polegadas com selo da Lookout! Records e, após o apogeu da banda, tornou-se numa das peças mais cobiçadas pelos fãs do grupo.

Para colmatar a demanda e os preços proibitivos praticados no mercado de segunda mão, o EP foi, por fim, reeditado no seu formato original em 2012, mas esta é a primeira vez que estas cinco canções são oficialmente lançadas no streaming e surge na sequência do recente lançamento digital da compilação «B Sides e C Sides».

O cantor e guitarrista Tim Armstrong e o baixista Matt Freeman (exOperation Ivy) criaram os RANCID em 1991. A formação inicial da banda ficada completa com o baterista Brett Reed e, composto por cinco temas, o EP de estreia foi lançado escassos meses após terem começado a tocar juntos. A partir daí, os músicos lançaram uma série de álbuns através do icónico selo punk Epitaph Records, começando com o LP autointitulado de 1993. O cantor e guitarrista Lars Frederiksen juntou-se aos RANCID após o primeiro álbum e continua a ser um membro importante desde então.

«Tomorrow Never Comes», o mais recente longa-duração dos RANCID, foi editado em 2023 e marcou o primeiro lançamento do quarteto em seis anos, sucedendo a «Trouble Maker», de 2017. Aquele que é já o 10.º álbum da banda foi produzido por Brett Gurewitz, guitarrista dos BAD RELIGION e fundador da Epitaph Records.