BORNOFOSIRIS

O lançamento de «Ramones Redux» reafirma o impacto duradouro das lendas nova-iorquinas, provando que — mesmo quase 50 anos depois — o punk continua vivo e pronto a desafiar convenções.

A lendária energia punk dos RAMONES será revisitada numa nova homenagem, que contará com a participação de alguns dos nomes mais influentes da música pesada e experimental. A Magnetic Eye Records anunciou o próximo lançamento da sua aclamada Redux Series, desta vez dedicada ao LP de estreia autointitulado da lendária banda nova-iorquina, editado em 1976. Este novo tributo, intitulado «Ramones Redux», conta com a produção e a curadoria de Marc Urselli, engenheiro de som, designer sonoro, compositor e multi-instrumentista vencedor de um Grammy.

O projecto inclui dois álbuns distintos: «Ramones Redux» — uma reinterpretação completa do disco de estreia — e «Best of Ramones Redux», que reúne novas versões de temas clássicos de toda a discografia dos RAMONES. A Magnetic Eye Records lançou uma campanha no Kickstarter para financiar este projecto, disponível até ao próximo dia 19 de Março.

Entre os artistas confirmados para esta ambiciosa empreitada, destacam-se colaborações que atravessam géneros e gerações. O alinhamento inclui nomes como VOIVOD com JG Thirlwell, NAPALM DEATH com Thurston Moore (dos SONIC YOUTH), IHSAHN (dos EMPEROR) com KAYO DOT e VENAMORIS, projecto que junta Dave Lombardo (ex-SLAYER, TESTAMENT) e Paula Lombardo com Eicca Toppinen (dos APOCALYPTICA).

Como se isso não bastasse, o disco contará ainda com a participação de David J (dos BAUHAUS) e Paul Wallfisch (dos SWANS), Arthur Brown com The Berserker BlóthaR (dos GWAR), DOMKRAFT com Uffe Cederlund (dos ENTOMBED) e membros dos SOLACE, DEATHCHANT, DUEL, MONDO GENERATOR, UFOMAMMUT com Bent Sæther (dos MOTORPSYCHO), SO HIDEOUS com Gary Lucas (dos CAPTAIN BEEFHEART), ZENI GEVA com Andreas Bajer (dos BESVÄRJELSEN) e RESTLESS SPIRIT com Jeff Matz (dos HIGH ON FIRE).

A diversidade e qualidade das colaborações reflectem o impacto transgeracional dos RAMONES, unindo ícones do punk, metal e rock alternativo numa celebração de um dos álbuns mais importantes da história do punk rock. Os RAMONES surgiram em meados dos anos 70, quando o rock se tornava cada vez mais elaborado e sinfónico. Enquanto bandas como YES, GENESIS e LED ZEPPELIN exploravam sonoridades mais complexas, um grupo de jovens de Nova Iorque, vestidos de cabedal e com uma atitude irreverente, estava prestes a mudar o rumo da música.

A 16 de Agosto de 1974, os RAMONES deram o seu primeiro concerto no CBGB, em Manhattan, Nova Iorque, introduzindo ao mundo um som cru, directo e carregado de energia, que dispensava solos de guitarra e arranjos elaborados. O álbum de estreia «Ramones», de 1976, condensou toda essa essência numa colecção de temas rápidos, de três acordes e letras simples, mas carregadas de espírito de revolta. Temas como «Blitzkrieg Bop», «Beat On The Brat» e “Judy Is A Punk” tornaram-se hinos instantâneos de uma geração que rejeitava o excesso e procurava autenticidade.

A Redux Series da Magnetic Eye Records foi criada com o objectivo de reinterpretar álbuns clássicos, respeitando o legado dos artistas originais e transportando as suas obras para novas sonoridades e públicos. Sob a direcção de Marc Urselli, «Ramones Redux» será o primeiro tributo da série a envolver uma produção centralizada, com a visão criativa de um único produtor. Urselli, que trabalhou com nomes como Lou Reed, Nick Cave e Mike Patton, é o cérebro por trás deste ambicioso projecto. O seu toque experimental e a seleção criteriosa de colaboradores prometem trazer uma nova energia ao espírito rebelde dos RAMONES, sem comprometer a essência crua e visceral que definiu a banda.