RAMONES

RAMONES: Vídeo raro mostra uma das primeiras actuações da banda no lendário CBGB’s [streaming]

Aconteceu há 50 anos! E aqui está um exemplo perfeito do fervor e da fúria que fariam dos RAMONES um enorme sucesso junta da juventude reprimida dos Estados Unidos e do resto do mundo.

Em 1974, o clima musical era dominado pelo glam rock, mas nas sombras estava a surgir uma banda determinada a virar o guião. Os RAMONES começaram a revolução punk rock na sua casa espiritual — o famoso CBGB’s, na Bowery, em Nova Iorque. Hoje damos uma vista de olhos a uma das primeiras actuações do icónico grupo punk no lendário berço do fenómeno e vemos a banda revestida de couro no seu frenético e feroz início.

Apenas cinco anos depois do “amor livre” de Woodstock ter sido pisoteado por centenas de milhares de hippies e beatniks, o quarteto oriundo de Queens representava um novo tipo de rock’n’roll, pronto a obliterar a cultura dos 60s em pedaços. Descontentes com as sensibilidades populares na década anterior, alheados do brilho alienígena do glam, os quatro músicos estavam sentados em cima do barril de pólvora de um novo movimento juvenil, e fizeram-no explodir com uma simples chamada: One! Two! Three! Four!.

Apoiados em três acordes e temas de dois minutos, não tardou a que se transformassem rapidamente numa força a ter em conta. O objectivo? “Eliminar o desnecessário e focarmo-nos na substância“, diria Tommy Ramone muitos anos mais tarde.

Uma testemunha ocular da explosão dos RAMONES foi o jornalista musical Legs McNeil, futuro co-fundador da revista Punk. “Eles usavam aqueles casacos de cabedal preto. E faziam a contagem antes de começarem as canções… Depois, era apenas uma parede de barulho. Não eram hippies. Aquilo era algo completamente novo“, recordou McNeill ao History.com.

Na altura, os RAMONES eram compostos por Douglas Colvin, John Cummings, Thomas Erdelyi e Jeffrey Hyman, posteriormente conhecidos como Dee Dee, Johnny, Tommy e Joey Ramone — e ninguém sabia bem como lidar com eles. O que faziam era tão novo que não havia sequer um nome para o tipo de som que produziam e, de facto, McNeil só cunharia o termo “punk rock” em 1975.

A filmagem que podes ver no player em cima é de um dos primeiros espectáculos da banda — para sermos mais exactos, esta foi a terceira vez que tocaram ao vivo. Tendo subido ao palco pela primeira vez em Agosto de 1974, este espectáculo aconteceu apenas algumas semanas depois, no mesmo local icónico.

A gravação inclui apenas três temas, «Now I Wanna Sniff Some Glue», «I Don’t Wanna Go Down To The Basement» e o hino «Judy Is A Punk», mas serve como exemplo perfeito do fervor e da fúria que fariam dos RAMONES um enorme sucesso junta da juventude reprimida dos Estados Unidos e do resto do mundo.