O documentário oferece não só uma homenagem aos fãs, mas também uma oportunidade rara para os admiradores dos RAMMSTEIN perceberem o que acontece por detrás das cortinas, numa das produções mais ambiciosas da música contemporânea ao vivo.
Os industrialistas germânicos RAMMSTEIN revelaram um documentário de quase uma hora, intitulado “Rammstein World Stadium Tour 2019-2024”, que oferece uma visão muito aprofundada sobre as suas actividades na estrada ao longo dos últimos cinco anos. O vídeo, já disponível para visualização no player em baixo, é descrito como uma “jornada de cinco anos, 135 concertos e seis milhões de fãs“.
A produção documenta os bastidores da grandiosa mais recente digressão mundial da banda, que decorreu entre 2019 e 2024, destacando o trabalho árduo da equipa técnica e os desafios logísticos enfrentados para concretizar espetáculos de tamanha dimensão. A narrativa inclui detalhes sobre a construção elaborada dos palcos, o design de iluminação e o uso impressionante de pirotecnia, assim como as operações logísticas necessárias para transportar e montar o espectáculo em diferentes cidades.
Para além disso, o documentário foca-se na dedicação e competência da equipa de produção dos RAMMSTEIN, sublinhando a colaboração estreita entre os seus membros e a responsabilidade de garantirem ao público uma experiência inesquecível. A mais recente digressão europeia da banda arrancou a 11 de Maio de 2024, no Aeroporto Letňany, em Praga, na República Checa, e terminou com duas apresentações na Veltins-Arena, em Gelsenkirchen, Alemanha, a 26 e 27 de Julho.
Não há como negá-lo, o último ano tem sido bastante conturbado para os RAMMSTEIN… As alegações dirigidas ao cantor Till Lindemann, relacionadas com o seu comportamento supostamente predatório e abusivo relativamente a várias mulheres, têm-se mostrado difíceis de dissipar e, embora o caso tenha sido investigado pelas autoridades alemãs e, eventualmente, arquivado, o grupo sentiu ainda assim a necessidade de abordar uma vez mais a questão numa nota publicada nas suas redes sociais no passado mê de Agosto.
“Queremos agradecer profundamente a todos os nossos fãs, amigos e visitantes dos nossos concertos”, podia ler-se no comunicado. “Obrigado pelo vosso imenso carinho e apoio nesta digressão de 2024. Conseguimos sentir isso em todos os lugares e sentimo-nos carregados de uma onda de emoções. Foi uma enorme honra tocar para todos vocês, e fazer parte destes momentos felizes e de alegria partilhada. Graças a vocês, somos uma banda que encontrou alegria na música e no palco mais uma vez. Cada concerto foi um momento de cura para nós. Agradecemos-vos por isso.
Temos estado a lidar activamente com as acusações feitas contra a banda desde o Verão passado. Levamos esse debate muito a sério, mesmo que grande parte dele seja infundado e extremamente exagerado. É um processo interno que nos acompanhará por muito tempo. Cada um de nós fará isso à sua maneira e lidará com isso de diferentes formas. Neste momento, gostaríamos de agradecer especialmente às nossas famílias e aos nossos entes queridos pelo vosso apoio e amor incondicional.
Queremos agradecer à nossa equipa, aos nossos managers, a todos os nossos colaboradores e a todos que nos apoiaram e permaneceram leais ao longo desta jornada. Esta enorme digressão de estádios, com este grande espetáculo e palco extraordinário, chegou ao fim depois de 135 concertos em cinco anos frente a seis milhões de fãs. Isto não é Rammstein. Não somos nós. Não são vocês. O caminho continua… Adeus, ATÉ À VISTA!!!“.