O guitarrista Ralph Santolla, bem conhecido pelas suas passagens pelos Deicide ou Obituary, mas com uma carreira recheada de constante actividade, faleceu hoje aos 48 anos, depois de vários dias em coma após um ataque de coração sofrido no final de Maio.
Apesar de católico praticante, foi dos guitarristas mais marcantes da história recente dos Deicide – de 2005 a 2011 fez inúmeras digressões ao lado de Glen Benton, e gravou dois discos – o estrondoso «The Stench Of Redemption» em 2006 e «To Hell With God» em 2011. Nos Obituary esteve entre 2007 e 2011, e foi o guitarrista lead de serviço em «Xecutioner’s Return» (2007) e «Darkest Day» (2009).
Sempre muito requisitado como músico de palco, onde o seu virtuosismo brilhava com particular intensidade, pisou o palco ao serviço dos Death, dos Iced Earth, dos Melechesh e dos Vital Remains. Mais provas do talento multifacetado são dadas com passagens pela banda de Sebastian Bach e pelos thrashers Toxik.
O nativo de Charlotte, na Carolina do Norte, tinha juntado recentemente uma espécie de superbanda com elementos dos Crowbar, Dimmu Borgir e Testament, entre outros, chamada Devil’s Highway, cujo álbum de estreia ainda estava a ser preparado aquando do problema de saúde que lhe veio a tirar a vida. A sua mãe, Sue Santolla-Rocha, já referiu que espera que esse material ainda seja editado a título póstumo.
Ficam os sentimentos a homenagem da LOUD! a mais um talento que nos deixa precocemente.