RAGNE

[R.I.P.] Faleceu RAGNE WHALQUIST, pioneiro do metal sueco e cofundador dos HEAVY LOAD

Com a morte de RAGNE WAHLQUIST, o heavy metal não perde só um músico brilhante, mas também um visionário que ajudou a definir um género e a inspirar gerações de artistas.

O mundo da música pesada perdeu mais uma das suas figuras emblemáticas (e de culto) com a morte de Ragne Wahlquist, guitarrista, vocalista e cofundador dos HEAVY LOAD, aos 69 anos. Reconhecido como o “padrinho do heavy metal sueco”, Ragne foi um dos responsáveis por definir o som e a identidade do metal na Suécia e, mais concretamente, pelo pioneirismo do viking metal.

Segundo avança a SVT, Ragne e o seu irmão mais novo, encontravam-se em pleno processo de gravação do quinto LP dos HEAVY LOAD no momento da sua morte. Apesar da trágica perda, Styrbjörn Wahlquist revelou a sua intenção de finalizar o álbum, dando assim continuidade à missão artística da banda.

Os HEAVY LOAD deram os primeiros passos em Estocolmo, num rigoroso inverno entre 1974 e 1975, pela mão de Ragne e Styrbjörn Wahlquist. Desde o início, os dois irmãos imprimiram à banda uma visão bem ousada, alimentada pela paixão pela música e pelas suas raízes nórdicas. A herança viking, que fascinava ambos desde a infância, tornou-se a espinha dorsal do projeto artístico do grupo, influenciando não só as letras e a estética visual, mas também o estilo musical, que misturava o hard rock dos 70s com elementos épicos e temáticas inspiradas nos antigos guerreiros do norte.

Em 1978, os HEAVY LOAD lançaram o seu primeiro álbum, intitulado «Full Speed At High Level», numa altura em que a indústria musical e os meios de comunicação declaravam que o hard rock estava morto. Ignorando o pessimismo generalizado, Ragne e Styrbjörn mantiveram-se firmes na sua visão artística. A banda expandiu a sua formação com a adição de um segundo guitarrista e criou os Thunderload Studios, bem como a editora independente Thunderload Records.

Foi através dessa independência que os HEAVY LOAD criaram alguns dos seus LPs mais icónicos, como «Metal Conquest», de 1981, «Death Or Glory», de 1982, e «Stronger Than Evil», de 1983. Estes discos, marcados por uma sonoridade robusta e letras que exaltavam a força e a resistência, conquistaram um lugar especial no coração dos fãs de heavy metal. Consequentemente, o impacto cultural dos músicos transcendeu fronteiras, afirmando-os como porta-estandartes do viking metal, um estilo que inspiraria inúmeras bandas nas décadas seguintes.

Em 2023, os HEAVY LOAD regressaram com o álbum «Riders Of The Ancient Storm», comemorando o 40.º aniversário da banda. Nesse mesmo ano, «Stronger Than Evil» foi disponibilizado pela primeira vez nas plataformas de streaming, acompanhado por seis temas-bónus originalmente incluídos a reedição de 2018, introduzindo toda uma nova geração à música dos Wahlquist. Os Thunderload Studios tornaram-se também um marco na cena musical sueca, servindo de palco à gravação de LPs lendários, como «Epicus Doomicus Metallicus», dos CANDLEMASS, e discos dos HAMMERFALL e Yngwie Malmsteen.