Sylvain Sylvain, guitarrista e pianista das lendas do proto-punk glam, os NEW YORK DOLLS, faleceu na passada quarta-feira, dia 13 de Janeiro, aos 69 anos — após uma batalha contra o cancro que durou mais de dois anos. A morte do músico foi confirmada na sua página no Facebook. No início dos anos 70, ao lado do cantor David Johansen e do guitarrista Johnny Thunders, Sylvain ajudou a lançar as bases para a explosão do punk rock que se seguiria. A banda gravou dois álbuns seminais — o LP autointitulado de 1973 e «Too Much Too Soon» de 1974 — antes de se separar em 1976, reorganizando-se posteriormente em 2004 para lançar mais três LPs antes de fazer um último concerto em 2011.
“Como a maioria de vocês sabe, o Sylvain lutou contra o cancro durante os últimos dois anos e meio”, pode ler-se num comunicado. “Embora tenha lutado com bravura, ontem acabou por falecer. Se, por um lado, lamentamos a sua perda, por outro, sabemos que está finalmente em paz e sem dor. Por favor, aumentem o volume da música dele, acendam uma vela, digam uma oração e vamos mandar esta linda boneca embora”. No mesmo post, que pode ser visto em baixo, Lenny Kaye, o guitarrista de longa data do Patti Smith Group, homenageou Sylvain dizendo que o músico era “o coração e a alma dos New York Dolls“. “O Syl amava o rock and roll“, diz o músico. “A sua alegria no palco, o seu sorriso radiante enquanto desferia golpes na guitarra, revelavam a sensação de admiração que deve ter sentido quando, ao emigrar com a família do seu Cairo natal em 1961, chegou ao porto de Nova Iorque de barco e viu a Estátua da Liberdade pela primeira vez.”
Sylvain tornou pública a sua batalha contra o cancro em 2019 e lançou uma campanha GoFundMe para arrecadar dinheiro para uma cirurgia. “Em primeiro lugar, as más notícias: há cerca de um ano que tenho lutado contra um cancro“, escreveu o músico na altura. “Agora, a boa notícia: tenho uma cirurgia em breve com um óptimo médico que pode resolver o problema. Haverá, no entanto, um período de recuperação um tanto ou quanto longo — pelo menos um ano. Não tenho conseguido trabalhar desde o ano passado e tenho mais cirurgias marcadas. Adoro viver! Por mais difícil que tenha sido a minha vida nos últimos dois anos, quero viver e sei que com o vosso amor e apoio terei a melhor oportunidade que alguma vez poderia ter.”
Tragicamente, a morte de Sylvain sucede ao desaparecimento de outros membros clássicos dos NEW YORL DOLLS. Thunders morreu em 1991, o baixista Arthur Kane morreu em 2004 e os bateristas Billy Murcia e Jerry Nolan morreram em 1972 e 1992, respectivamente. O vocalista David Johansen — que também obteve muito sucesso com o seu alter ego a solo, Buster Poindexter — é agora o único membro vivo da formação clássica da banda. As nossas condolências vão para a família e para os amigos de Sylvain Sylvain durante este momento difícil. No player em cima, podes ver o músico, com os NEW YORK DOLLS, a cantar a «Personality Crisis».