Ken Hensley, um dos membros originais dos URIAH HEEP, faleceu aos 75 anos após uma curta doença. O músico tocou teclados, guitarras e cantou na lendária banda de rock britânica durante seu apogeu dos anos 70, e foi o seu principal compositor durante essa época. A notícia da morte de Hensley foi avançada pelo seu irmão Trevor, que escreveu no Facebook: “Estou a escrever com o coração pesado para informá-los de que o meu irmão Ken Hensley faleceu pacificamente na noite de quarta-feira. A sua esposa Monica estava ao seu lado e confortou o Ken nos seus últimos minutos connosco“.
Hensley foi um dos membros fundadores dos URIAH HEEP ao lado do vocalista David Byron, do guitarrista Mick Box, do baixista Paul Newton e do baterista Alex Napier. O músico permaneceu com a banda desde sua formação em 1969 até 1980, período em que escreveu ou co-escreveu a maioria das suas canções. Hensley gravou nos primeiros 13 álbuns do grupo, assinando clássicos como «Lady In Black», «Easy Livin’», «Stealin’» e «Look At Yourself» ao longo do caminho. Em duas dessas canções, «Lady In Black» e «Look At Yourself», Hensley fez também as vozes principais. Mick Box, que ainda é membro da banda, também já emitiu uma declaração sobre a morte de Ken. Na publicação que pode ser vista na íntegra em baixo, pode ler-se: “Podemos não ter sido sempre os melhores amigos, mas a verdade é que também passámos alguns momentos maravilhosos juntos, de que me vou sempre lembrar. O Ken escreveu algumas músicas incríveis enquanto liderou a banda, e elas permanecerão como um legado musical que estará no coração das pessoas para sempre.“
Antes de formar os URIAH HEEP, Hensley foi fez parte dos THE GODS, ao lado de Mick Taylor (dos THE ROLLING STONES), Greg Lake (EMERSON, LAKE & PALMER) e Lee Kerslake (URIAH HEEP, OZZY OSBOURNE). O músico lançou também vários álbuns a solo ao longo de sua carreira. Hensley mudou-se para os Estados Unidos em 1980 e tornou-se membro da banda de southern rock BLACKFOOT, com a qual gravou dois álbuns. Também contribuiu em vários discos de outras bandas, incluindo a tocar teclado e órgão com os W.A.S.P. e CINDERELLA, respectivamente.
“Estamos todos devastados com esta perda trágica e incrivelmente inesperada e pedimos que nos deem algum espaço e tempo para chegarmos a um acordo com ela“, escreve ainda Trevor Hensley, o irmão do veterano multi-instrumentista britânico. “O Ken será cremado numa cerimónia privada em Espanha, portanto, não peçam informações sobre um funeral. O Ken foi-se, mas nunca será esquecido e estará para sempre nos nossos corações. Mantenham-se seguros aí fora.” Toda a equipa da LOUD! estende aqui as suas sentidas condolências à família, aos amigos e colegas de banda de Ken Hensley.