VANGELIS, o aclamado compositor grego que escreveu as bandas-sonoras de filmes como ‘Blade Runner‘ e ‘Chariots Of Fire’, trabalho com o qual ganhou um Óscar, faleceu aos 79 anos de idade. Segundo o jornal britânico The Guardian, o músico morreu num hospital em França, onde alegadamente estava a ser tratado por complicações relacionadas com a COVID-19. Evángelos Odysséas Papathanassíou era o seu nome. Grego, Vangelis nasceu a 29 de Março de 1943. Musicalmente, o seu primeiro projecto de nota foi mesmo a banda pop APHRODITE’S CHILD, criada numa altura em que o compositor vivia já em Paris. Ainda na Grécia, em plenos anos 60, tinha criado já os FORMINX, onde se ocupava do órgão. Em 1975, muda-se para Londres, funda os Nemo Studios, a que apelida de “laboratório” e inicia uma ligação com a RCA, editora através da qual lança vários discos de música electrónica. Nessa fase, colabora com Jon Anderson, vocalista dos YES.
No entanto, foi já em 1981, quando venceu um Óscar para a banda-sonora de ‘Chariots Of Fire’, que se transformou num nome reconhecido mundialmente. Várias bandas-sonoras se sucederam depois, entre elas para o colossal ‘Blade Runner’, para ‘Antarctica’, ‘1492: Conquest Of Paradise’ e ‘Alexander’, entre muitas outras. A fama conseguida com ‘Chariots Of Fire’, filme centrado num episódio dos Jogos Olímpicos, levou a que fosse contratado como compositor de bandas-sonoras usadas em eventos desportivos, como foi o caso dos Jogos Olímpicos de Sydney, o Campeonato Mundial de Futebol da Coreía e Japão, entre outros eventos. Mais recentemente, a sua paixão pelo espaço levou a que se inspirasse no tema para novas composições, sendo o seu trabalho reconhecido pela NASA. É dele a música oficial para a missão a Marte de 2001.
O seu último trabalho, «Juno To Jupiter», de 2021, foi inspirado pela missão da sonda Juno a Júpiter, tendo mesmo registos sonoros do lançamento da própria sonda e das comunicações desta no espaço. Antes, já Carl Sagan tinha usado temas seus para a série de TV «Cosmos: A Personal Voyage», de que a música do genérico é um exemplo. O tema «Metallic Rain», do álbum de 1988 «Direct», é um bom exemplo do tipo de sons que conseguia conceber em estúdio. Vangelis faleceu hoje, aos 79 anos, num hospital francês. Para a história, deixa 23 discos de estúdio a solo, 13 bandas-sonoras, além de inúmeras participações em projectos especiais e programas de TV.