Faleceu John Lawton, o ex-vocalista dos URIAH HEEP, aos 74 anos. Lawton foi o frontman do grupo britânico de 1976 a 1979, aparecendo em três dos álbuns de estúdio da banda: «Firefly» de 1977, «Innocent Victim» de 1977 e «Fallen Angel» de 1978. Hoje cedo, foram os seus ex-companheiros de banda, que confirmaram o seu falecimento através de uma declaração onde pode ler-se, “É com profundo pesar que partilhamos a notícia devastadora e trágica do falecimento repentino e totalmente inesperado de John Lawton, a 29 de Junho de 2021. Ao contrário do que se diz, não havia qualquer doença, o que torna o seu falecimento incompreensível. Ele foi em paz com a esposa ao seu lado. O John vai fazer muita falta.” Por seu lado, o guitarrista dos URIAH HEEP, Mick Box, partilhou uma história especial de John do final dos anos 60: “Uma das minhas memórias mais duradouras é a dos HEEP a tocarem a «Wise Man» no Top Of The Pops. Se houve uma música que não indiciava em nada o nosso histórico de hard rock, era essa, e eu estava com receito que nos acusassem de nos termos vendido ao comercialismo. Percebi que não precisava de me preocupar, já que o John a cantou com tanta força, que a tornou sua e os fãs de rock adoraram“. Em 2013, Lawton voltou aos URIAH HEEP para uma digressão pela Holanda, Alemanha, Áustria, Itália e Suíça.
John Lawton começou a sua carreira musical em North Shields, no Reino Unido, no início dos anos 60 com os THE DEANS, um grupo de miúdos que decidiram ao acaso que John devia ser o cantor. De seguida, passou pelos WEST ONE e, depois, pelos STONEWALL, que incluíam John Miles, Vic Malcolm (mais tarde dos GEORDIE) e Paul Thompson (mais tarde dos ROXY MUSIC). Após uma temporada no Top Ten Club, em Hamburgo, com os STONEWALL durante 1969, John decidiu ficar na Alemanha e foi convidado a trabalhar com os LUCIFER’S FRIEND, com os quais gravou nove álbuns de estúdio. No início dos anos 70, também se juntou aos LES HUMPHRIES SINGERS, com quem gravou mais de 20 álbuns e participou do concurso da Eurovisão em 1976.
Ainda em 76, John integrou os URIAH HEEP como frontman e gravou os álbuns clássicos «Innocent Victim», «Firefly», «Fallen Angel» e «Live ’79», tendo viajado com a banda pela Europa e pelos Estados Unidos até Setembro de 1979. Durante sua longa carreira, John trabalhou com alguns grandes nomes do rock, em vários projectos, incluindo «Butterfly Ball» de Roger Glover e «Wizard’s Convention II» de Eddie Hardin. O cantor gravou ainda três álbuns com os roqueiros alemães REBEL, aventurou-se no mundo da música clássica ao gravar as linhas vocais para o «Excalibur» de Volker Barber, criou os GUNHILL (mais tarde conhecidos como JLB – JOHN LAWTON BAND) e lançou o seu primeiro álbum solo, «Still Paying My Dues To The Blues», em 2000. A LOUD! deixa aqui as suas sentidas condolências à família, aos amigos e colegas de John Lawton.