Eddie Van Halen faleceu após uma longa batalha contra o cancro. O músico tinha 65 anos e a notícia da sua morte foi confirmada por seu filho e baixista dos VAN HALEN, Wolfgang Van Halen. “Não posso acreditar que estou a ter de escrever isto, mas o meu pai, Edward Lodewijk Van Halen, perdeu a sua longa e árdua batalha contra o cancro esta manhã. Ele foi o melhor pai que eu poderia ter pedido. Cada momento que partilhei com ele dentro e fora do palco foi um presente. O meu coração está partido e acho que nunca vou recuperar totalmente dessa perda. Amo-te muito, papá.” A LOUD! deixa aqui as suas sentidas condolências à família, aos amigos e colegas de banda do mago Eddie Van Halen.
Durante o último ano, as notícias sobre a saúde do lendário guitarrista e co-fundador dos VAN HALEN começaram a tornar-se cada vez mais preocupantes, com o TMZ a relatar recentemente que o músico estava a fazer viagens entre os Estados Unidos e a Alemanha para tratamento de um cancro na garganta há vários anos. O site disse mais tarde que “as tristes notícias dos médicos fizeram com que algumas pessoas pensassem que o Eddie estava no seu leito de morte… Mas disseram-nos que isso é tudo menos o caso“.
Em Outubro passado, Eddie passou por um concessionário da McLaren em Beverly Hills e esteve à conversa com a equipa de vendas, tendo inclusivamente tirando fotos e até dado um beijo em um fã. Poucos dias depois, foi fotografado no consultório de um neurocirurgião também em Beverly Hills. Em Novembro de 2019, o lendário guitarrista passou vários dias num hospital devido a complicações geradas pelo seu tratamento contra o cancro, que lhe provocava problemas intestinais e dores abdominais. Hoje, 6 de Outubro, sucumbiu à doença.